Quais são os critérios que você utiliza no momento de escolher as janelas do seu imóvel? Embora a harmonização com a arquitetura e decoração seja um fator importante, é fundamental focar nas principais funções das janelas: garantir a entrada de iluminação e ventilação natural.

Disponíveis no mercado nos mais variados modelos e materiais, as janelas são pouco avaliadas no momento da compra ou reforma de um imóvel. Para arquitetos e profissionais que atuam nessa indústria não existe um modelo que seja o ideal, mas o melhor tipo de janela sempre será aquele que cumpre suas funções primordiais, se adeque ao projeto, ao ambiente e que ofereça bom custo-benefício.

Como escolher a janela perfeita – Antes de buscar pela janela ideal, é importante analisar a quantidade de luz natural desejada para o ambiente, a orientação do cômodo (nascente ou poente), o tipo de controle da ventilação natural, o nível de ruídos externos, os custos (de compra e manutenção), além da necessidade de maior ou menor privacidade.

Nas residências é necessário usar modelos com possibilidade de abertura (de correr, basculante, 90°) para aproveitamento total dos ventos e iluminação natural. Por sua vez, os ambientes comerciais buscam janelas que aumentem a luminosidade.

Segurança – Outro ponto muito importante a se considerar é a vedação da janela, o tipo de caixilho e o tamanho e dimensão do vidro antes da contratação de uma janela. A segurança deve ser considerada desde o primeiro momento para evitar a necessidade posterior de anexar grades ou barras de ferro. 

As proporções da janela (tamanho, peso) em relação ao cômodo são fundamentais para haver um produto, e um projeto, mais harmônico e mais seguro. Cores, acabamento, material (alumínio, aço, ferro, madeira, PVC), janela pronta ou sob medida são pontos que também devem ser considerados. As janelas prontas costumam ter um custo mais baixo, porém os tamanhos e modelos são limitados. Já as feitas sob medida ampliam as possibilidades de projeto e contribuem para a criação de ambientes únicos.

Aço é o material mais utilizado no Brasil – A última pesquisa disponível sobre o tema, realizada pela Afeal, divulgada em 2014, mostra que no Brasil 45,3% das unidades fabricadas são em aço, somando 20,8 milhões de janelas; madeira representa 31,3% (14,3 milhões), alumínio, 21,6% (10 milhões) e PVC apenas 2% (920 mil janelas instaladas).

Dentre os principais materiais disponíveis estão o PVC e o alumínio, de custo alto porém com bom isolamento, excelente durabilidade e fácil manutenção; o ferro e o aço, mais resistentes e um pouco mais baratos, porém de difícil manutenção; e a madeira, que exige maior cuidado, tem preço alto, mas tem seu próprio charme.