Como economizar na reforma de casa em cinco passos

Para que sua reforma não se torne uma verdadeira caixinha de surpresas, algumas ações precisam ser tomadas


Fazer a reforma de casa é uma tarefa que não costuma ser muito simples, uma vez que envolve compra de materiais, contratações e diversos outros pontos que, se não receberem a devida atenção, podem causar dores de cabeça.

Além disso, as obras costumam ser caras e, se alguns pontos essenciais não forem enfatizados, esse custo pode aumentar ainda mais. Confira, a seguir, algumas dicas para reformar a casa gastando pouco e evitar dores de cabeça.

Planejamento

Planejamento é a palavra de ordem para quem deseja fazer uma reforma. Inicie a tarefa analisando quais cômodos precisam de reparos e organize-os por critério de urgência. 

Monte um cronograma com o máximo de informações possível. Um planejamento detalhado diminui as chances de gastos desnecessários, além de te ajudar a controlar os gastos ao longo da obra. 

O planejamento ajuda, ainda, a criar uma ordem na execução dos reparos e, assim, evitar estragos. Com um cronograma, é possível evitar respingos de tinta no piso recém-colocado, por exemplo. 

Gastos

Enquanto estamos reformando a casa, outras ideias podem surgir, fazendo com que os gastos acabem saindo do controle. Para que isso não aconteça, tenha em mente exatamente o que deseja fazer e siga esse plano. 

Uma dica é buscar por inspirações na internet antes de dar início às obras. Assim, você já idealiza o ambiente que deseja criar e consegue calcular o valor de todo o material necessário na ponta do lápis. 

Calcule, também, os gastos extras, como água e energia, por exemplo. Dependendo da obra, esses serviços podem ser ainda mais utilizados e, consequentemente, há um aumento na fatura. O ideal é fazer uma reserva para a reforma.

Contratações

Escolher bons profissionais para a reforma de casa não está entre as tarefas mais simples. Para não pagar por um profissional mais caro e, também, para garantir a qualidade do serviço, procure indicações.

Não adianta contratar um funcionário mais barato se ele não entregar a obra no prazo. Não adianta, também, tentar otimizar o prazo de entrega da obra contratando diversas pessoas ao mesmo tempo. Não dá para pintar a parede e trocar o piso ao mesmo tempo.  

Portanto, organize as datas de entrega da obra de cada um dos setores a passar pela reforma e, assim, ponha em ordem os demais processos a serem feitos, como colocação de gesso, móveis planejados e pisos, por exemplo.

Materiais

Procure sempre por materiais de qualidade. Essa é uma das principais dicas para reformar a casa, uma vez que os produtos necessários costumam ser tão caros quanto a mão de obra. 

Aqui, é preciso economizar, mas é necessário se atentar à qualidade do produto. Não adianta comprar um material que, dentro de pouco tempo, exigirá uma nova reforma, além de poder colocar sua família em risco.

Organização

Uma casa em reforma pode ficar desorganizada por conta das tarefas que estão sendo feitas mas, mesmo assim, é preciso deixar tudo limpo e guardado em seu devido lugar. 

Isso é importante para que não haja gastos desnecessários por ter perdido os parafusos e pregos, ou então, ter quebrado o martelo por mau uso. Além disso, é possível ter um gasto maior com materiais se não forem devidamente armazenados.

Linhas de crédito

Caso seja necessário fazer uso de uma linha de crédito, analise bem todos os juros aplicados. Para otimizar o seu trabalho, entre em contato com a Melhortaxa. Fazemos o levantamento dos melhores financiamentos para sua necessidade. 

Existem financiamentos específicos para quem está em processo de reforma de casa ou até mesmo construindo e precisa comprar os materiais. Esse tipo de empréstimo costuma ter menores taxas de juros, mas, mesmo assim, é necessário pesquisar. 

A Melhortaxa te ajuda

Seja reforma de casas pequenas, grandes, apartamentos ou demais tipos de imóveis, coloque em prática todas essas dicas para que não haja dores de cabeça ou imprevistos que poderiam ser evitados. 

E, no caso de solicitação de linhas de crédito para a reforma de casa, não deixe de solicitar os serviços da Melhortaxa! Oferecemos os juros mais baixos das principais instituições financeiras do país, de acordo com o seu perfil.

Veja Também

Mais lidos