Como conseguir financiamento sem garantia ou carteira assinada

É possível conseguir um financiamento sem trabalhar com carteira assinada? Saiba mais.

O sonho da casa própria é comum para a maioria dos brasileiros, mas alguns deles se perguntam se há como conseguir um financiamento ou empréstimo sem garantia, ou seja, sem possuir carteira assinada. Essa dúvida é muito comum, especialmente para aqueles que trabalham como autônomos.  

Em geral, a maior dificuldade enfrentada por eles é comprovar para o banco que o profissional recebe uma renda constantemente e que ela é suficiente para arcar com os custos da transação. Ainda assim, é possível conseguir um empréstimo sem garantia caso você não esteja trabalhando com carteira assinada. 

Como conseguir um empréstimo sem garantia

É necessário tomar algumas medidas para que esse empréstimo sem garantia ocorra da melhor forma possível. Uma delas é regularizar a própria empresa, caso ela ainda não esteja formalmente aberta. Por meio da regularização, é possível comprovar rendimentos e possuir demonstrativos fiscais.

Profissionais como pintores e cabeleireiros, por exemplo, podem depositar mensalmente seus rendimentos por um período de pelo menos seis meses. Com esses depósitos, a conta registra uma movimentação constante, fazendo com que a instituição bancária considere uma renda também constante. 

Para escolher a melhor forma de conseguir o financiamento ou empréstimo online sem garantia, é necessário procurar diferentes instituições financeiras. Após o contato inicial, é sempre bom comparar as taxas e condições que cada um oferece para escolher a opção mais adequada para a sua realidade.

No entanto, as comparações tomam tempo e podem ser difíceis para quem não domina o mercado. Por isso, muitas pessoas procuram financiamento ou empréstimo pessoal online. Se você tiver dúvidas, a Melhortaxa te ajuda! Nós pesquisamos as melhores condições e podemos te aconselhar.  

Faça simulações

Muitos profissionais lucram conforme sazonalidades, recebendo mais dinheiro em altas temporadas, como férias e verão, por exemplo. Quando a alta temporada acaba, é comum que haja uma queda na renda, o que pode comprometer o pagamento das parcelas do financiamento ou do empréstimo pessoal

A simulação é importante ao fazer qualquer financiamento, pois com ela é possível ver quanto da renda será comprometida com a transação. Para profissionais autônomos, a simulação é fundamental para ver se o faturado em meses mais fracos é suficiente para arcar com as parcelas e com as despesas da família.

Por trabalhar por conta própria e, em muitos casos, não possuir garantias em caso de doenças ou acidentes, a simulação também ajuda o profissional a perceber se é necessário fazer uma reserva de emergência para pagar as parcelas caso ele fique temporariamente impedido de trabalhar. 

Reúna documentos e comprovantes

Você também deve reunir documentos para mostrar seriedade e reforçar o compromisso com a transação. Imposto de Renda, contratos de prestação de serviços, carnês de contribuição do INSS e alvará de funcionamento do estabelecimento demonstram estabilidade para as instituições financeiras. 

Com esses documentos, é possível comprovar a frequência da renda, a real capacidade de pagamento e a seriedade do solicitante do financiamento ou empréstimo sem garantia. Esses documentos são o ponto de partida para que os bancos consultem os órgãos oficiais envolvidos e saibam mais sobre você. 

A partir das consultas, eles fazem uma análise mais detalhada e então decidem pela aprovação ou não do crédito. Vale lembrar que, por estarem emprestando dinheiro para você em forma de um empréstimo pessoal sem garantia, o seu histórico de crédito e inadimplência (caso haja) também será avaliado e pode pesar na conta. 

É a partir da análise de crédito que os bancos decidem quais serão as taxas e juros que vão regular o financiamento. Quanto maior for a probabilidade de inadimplência, maiores serão as taxas. Já se o histórico de crédito for bom, é mais provável que as taxas sejam menores. Essa análise influencia diretamente no valor das parcelas. 

Vai financiar? Conheça as soluções da Melhortaxa! 

Vai financiar um bem e precisa de orientações para encontrar as melhores condições para o seu orçamento? Converse com os especialistas da Melhortaxa! Nossa equipe está preparada para comparar propostas do mercado e para te aconselhar durante o processo. Conheça as nossas soluções!  

Veja Também