Como comprovar renda para financiar um imóvel

Estar com os documentos em dia é crucial para o pedido de crédito imobiliário. Fique atento e se organize!

A Melhortaxa presta um serviço gratuito para quem deseja financiar um imóvel. Conta com uma equipe especializada para pesquisar com os bancos a proposta que atenda às suas necessidades. Basta informar seus dados para receber orientação sobre todos os passos do processo de contratação de crédito imobiliário, como, por exemplo, a comprovação de renda e apresentação de documentos exigidos.

Inicialmente, os bancos pedem comprovante de renda e endereço, cópias do CPF e RG de todos os envolvidos na tramitação, além da documentação do imóvel. O comprovante de renda mostra ao banco a capacidade de pagamento de quem deseja tomar dinheiro emprestado e ainda serve para definir o valor que pode ser disponibilizado. Nesse caso, é considerada a renda familiar bruta. A prestação mensal do imóvel financiado não pode ultrapassar 30% da renda familiar. 

A maneira de se comprovar renda pode diferir de banco para banco. O método mais comum solicitado pelas instituições financeiras é através do pedido da declaração do imposto de renda, holerite ou decore, e extrato bancário.

- Dependendo da época do ano, o imposto de renda pode estar desatualizado por ser referente ao ano anterior, portanto, outro documento também pode ser exigido para este fim
- O holerite é entregue pelas empresas para comprovar o pagamento efetuado ao funcionário pelo serviço prestado. Para obter o crédito, é necessário apresentar os três últimos holerites com o objetivo de tirar a média ponderada e chegar na renda atual
- O decore é utilizado para quem solicita uma linha de crédito e não tem carteira assinada, como no caso dos profissionais liberais e autônomos. Ele é emitido por um contador
- O extrato bancário pode ser uma alternativa se as outras opções não se aplicarem. A instituição credora solicita extratos dos últimos três meses. Da mesma forma que os holerites, os extratos servirão para fazer a média de renda mensal. 
Uma dica é prestar atenção na coerência entre esses comprovantes. Se a movimentação dos extratos é compatível com a declaração do imposto de renda, por exemplo. A Melhortaxa pode esclarecer como o cruzamento desses dados influencia na avaliação dos bancos. Confira! 

Buscando financiamento imobiliário? A Melhortaxa compara as taxas das maiores instituições financeiras do país e indica a melhor opção de financiamento para seu perfil financeiro, sem cobrar nada por isso. Faça já uma simulação!

Veja Também