Como comprar imóveis pela Caixa: financiamento ou leilão?

Saiba como participar dos leilões de imóveis da Caixa e conquistar sua casa própria


Ao comprar um imóvel pela Caixa, muitas pessoas se deparam com duas possibilidades, financiar um imóvel ou participar dos leilões de bens do banco e conseguir uma casa de forma mais acessível. Saiba mais informações sobre como comprar um imóvel pela Caixa e alguns pontos importantes para prestar atenção. 

Nos leilões são vendidos bens de propriedade do banco que foram adquiridos através de alienação fiduciária. Esses imóveis são fruto de dívidas não quitadas com a Caixa, na qual o bem foi dado como garantia.

A segunda forma de comprar uma casa pela Caixa é por meio do financiamento. Nessa categoria estão os programas de habitação social (como o Minha Casa Minha Vida), e opções de financiamento para imóveis comerciais, residenciais (novos ou usados) e construção. 

Etapas para comprar imóveis pela Caixa

Financiamento

Para que o financiamento aconteça, alguns requisitos devem ser previamente cumpridos. Umas dessas regras é que o contratante deve ser brasileiro nato ou naturalizado e ter uma renda mínima disponível para o pagamento das parcelas e demais custos do financiamento. 

A operação de simulação de financiamento disponibilizada é importante para averiguar se o contratante se adequa às exigências e a realidade financeira da negociação. Durante a simulação é possível conferir quais são as melhores condições de mercado e taxas para o caso em questão. 

Depois da simulação, o banco fará uma análise de crédito na qual serão solicitados vários documentos e a instituição vai identificar os possíveis usos do FGTS na transação. Durante essa etapa a renda familiar é verificada para que as parcelas do financiamento não ultrapassem o limite de 30% de comprometimento. 

Após isso, a engenharia da propriedade e seu real valor para venda são avaliados. Posteriormente o contrato é assinado e é acertado o início do pagamento. 

O financiamento tem como principal vantagem a facilidade de contratação, comodidade e as baixas taxas e juros. O prazo de pagamento também é um atrativo para quem procura como comprar um imóvel com renda baixa, já que dilui a dívida em parcelas mais confortáveis. 

Compra direta

Para comprar um imóvel diretamente da Caixa, é só participar de uma das quatro categorias de compra: leilão, licitação aberta, licitação fechada e venda on-line. No caso da licitação aberta, a participação pode ser presencial ou on-line, e os eventos acontecem em auditórios ou leiloeiros credenciados pelo banco.  

No caso da licitação fechada, é só apresentar sua proposta por escrito depois da publicação do edital. Posteriormente, todos os envelopes serão reunidos e classificados conforme as propostas. O lance que for mais vantajoso para a Caixa é considerado campeão. 

Para aqueles que não quiserem se deslocar até o certame, a possibilidade de venda on-line é uma boa opção. Para participar é só registrar uma oferta que respeite o preço mínimo pedido pelo imóvel. É considerada vencedora a maior oferta no momento em que o cronômetro chega ao zero.   

As condições diferenciadas para pagamento e pequenas taxas são uma das principais vantagens para quem vai comprar uma casa da Caixa. O banco possibilita que até 95% do valor de venda do imóvel seja financiado. Como os imóveis leiloados costumam ser mais baratos, a economia é certa com essa opção. 

Caso o imóvel não seja vendido em primeiro ou segundo leilão, a instituição também se compromete a quitar todas as dívidas do bem para que o próximo comprador não arque com as contas do proprietário anterior.

Preste atenção 

Antes de contrair uma dívida longa, como os financiamentos, é bom sempre se atentar, alguns pormenores podem fazer toda a diferença na hora de se comprometer por tantos anos, informe-se sobre o processo

No caso dos financiamentos, os fatores de correção para as parcelas dos imóveis mudaram. Atualmente deve-se escolher à qual taxa as mensalidades serão atreladas, o IPCA ou a TR. É preciso simular de qual das taxas a vantagem é maior, pois as duas podem apresentar grandes diferenças com o passar do tempo. 

No caso de comprar um imóvel da Caixa nos leilões, mesmo com a possibilidade de financiamento de 95% do bem, essa condição se limita a 80% do valor de avaliação do imóvel. As disputas durante os leilões também podem aumentar muito o preço dos bens, já que apenas o lance mais vantajoso para o banco sai vencedor. 

Soluções de financiamento são na Melhortaxa! 

Vai fazer um financiamento e ficou em dúvida sobre qual é a opção mais adequada para você? A Melhortaxa lhe ajuda com essa decisão! Nós pesquisamos as melhores condições de mercado e explicamos os prós e contras de cada uma delas. Converse com a nossa equipe e conheça as nossas soluções! 

Veja Também

Mais lidos