Se você já se viu envolvido em uma negociação de compra e venda de imóveis, muito provavelmente precisou avaliar se o preço sugerido estava de acordo com o ofertado pelo mercado imobiliário. Está pensando em vender uma propriedade? Então, é importante saber como calcular a valorização do imóvel.

Diversos são os fatores que influenciam o preço final de um imóvel — sejam internos, sejam externos. Portanto, não basta um bom estado de conservação para você conseguir vender a propriedade por um bom valor. Aspectos como metragem, localização e até mesmo índices do mercado influenciam no cálculo.

Quer entender melhor como se dá a valorização de um imóvel? Então, este texto é para você. Preparamos um conteúdo completo para que você saiba quais são os principais fatores que determinam o valor da propriedade, além de dicas para realizar o cálculo. Confira!

Quais são os principais fatores que valorizam um imóvel?

Antes de falarmos sobre como calcular a valorização do imóvel, é importante que você compreenda o que é levado em conta na hora de determinar o preço da propriedade. Como mencionado anteriormente, diversos aspectos devem fazer parte da avaliação que determina o valor final do imóvel.

Uma das regras principais que determina os preços no mercado imobiliário é a lei da oferta e da procura. Com um cenário econômico mais positivo, por exemplo, o imóvel tende a valer mais simplesmente porque há maior poder de compra para a população em geral. Além disso, as seguintes causas influenciam diretamente.

Localização

Uma das principais bússolas utilizadas pelo mercado imobiliário para definir a valorização de um imóvel se dá pela localização da propriedade. Um cálculo de valorização de imóveis deve se ater a esse fator porque, dependendo do bairro e da infraestrutura da região, o valor pode aumentar ou até mesmo diminuir.

como calcular a valorização do imóvel

Se você está pensando em vender sua casa ou apartamento, é importante que avalie os preços sugeridos na região. Vale a pena conferir outros imóveis à venda no bairro para estabelecer um preço padrão. A proximidade do empreendimento a comércios, hospitais e vias de acesso valoriza ainda mais o imóvel.

Metragem e conservação

É evidente que o tamanho da propriedade pode influenciar para uma valorização da estrutura. Porém, a metragem não deve ser avaliada de forma individual. Apartamentos maiores não necessariamente serão mais caros, afinal, esse modelo de planta geralmente é disponibilizado em prédios mais antigos.

Já um apartamento compacto, porém moderno, tende a ter um preço mais alto. Esse é um dos motivos que levam muitos a investirem em lançamentos imobiliários. A valorização de imóvel na planta é maior porque você compra o imóvel ainda em obras e, depois, pode negociá-lo a partir de uma estrutura nova e sem desgastes.

Índices de mercado

Além dos critérios individuais utilizados para saber como calcular a valorização do imóvel, um fator determinante para a definição de preços é utilizar os índices de mercado. O principal deles é o acompanhamento do FipeZap, que traça uma média de valor de mercado levando em conta diversos fatores econômicos.

Por isso, se você deseja avaliar a valorização de imóvel anual, os índices são uma ótima maneira de chegar a um valor justo de mercado. Outros que são amplamente utilizados são o Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial e o Índice Geral de Preços Imobiliários.

Como calcular a valorização do imóvel?

Agora que você já conhece os principais aspectos que podem influenciar no preço de uma propriedade, vamos falar sobre como calcular a valorização de um imóvel. Apesar de não existir uma fórmula que apresente um preço exato, é possível utilizar alguns recursos práticos para determinar o valor.

Antes de mais nada, lembre-se de que você não precisa fazer esse trabalho sozinho. Caso encontre dificuldades em estabelecer um valor justo para cobrar pelo imóvel, o auxílio de um corretor de imóveis pode ser a melhor forma de negociar a propriedade pelo melhor valor de mercado que ela merece. 

Os cálculos realizados pelo índice FipeZap oferecem um panorama geral no qual você pode se basear na hora de cobrar por um imóvel, além de oferecer gráficos sobre o mercado em geral. Dessa forma, fica mais fácil avaliar as oscilações sobre preços do metro quadrado em determinadas regiões e outros fatores.

Saiba tudo sobre o mercado imobiliário com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como calcular a valorização do imóvel, será muito mais fácil avaliar as condições favoráveis ou desfavoráveis para a negociação de uma casa ou apartamento. Além disso, conhecer o mercado imobiliário como um todo também ajuda na hora de escolher o imóvel ideal para você..

O blog da Melhortaxa possui uma página específica para você se informar sobre o tema. Acompanhe as novidades do setor e saiba como encontrar as melhores opções de imóveis para o seu objetivo.