Como a garantia imobiliária influencia nos juros?

Por se tratar de um bem de alto valor, o empréstimo com garantia imobiliária oferece os menores juros do mercado

Contrair um empréstimo sob garantia imobiliária pode ser a melhor opção, principalmente quando fazemos jus aos juros cobrados pelas instituições financeiras. Isso, porque em nenhuma outra modalidade de crédito é preciso oferecer seu bem de alto valor em troca de determinada quantia.

Inclusive, por se tratar de um imóvel — cujo patrimônio é bem alto — os juros do refinanciamento são extremamente inferiores ao de um crédito pessoal, por exemplo. Entenda melhor sobre como isso é possível e como os riscos de perder sua propriedade para o credor é praticamente inexistente.

?

Refinanciamento X outros créditos

Como se sabe, os juros de um crédito com garantia de imóvel costumam ficar em torno de 16,7% a.a, auxiliando muitos brasileiros a limparem seu nome e aumentarem o score. Isso é possível graças a troca de dívida feita, ou seja, você transfere seus débitos atuais para um mais barato e com melhores condições.

Curiosamente, os créditos mais procurados pelos brasileiros são os com as taxas de juros mais elevadas do mercado, ultrapassando facilmente a casa dos 100% a.a. Isso se deve, principalmente, ao fato do refinanciamento ter sido vítima de alguns mitos, fazendo você acreditar que irá perder sua casa ao dá-la como garantia.

Até hoje, o refinanciamento é a única modalidade de crédito em que é preciso dar sua residência como garantia de empréstimo. Por esse motivo, como o imóvel possui um alto custo de aquisição, os juros cobrados pelo banco são extremamente inferiores, se tornando muito vantajoso ao bolso do consumidor.

Os juros dos demais tipos de crédito

Como se sabe, a diferença entre os juros cobrados por um empréstimo em garantia é gritante quando comparada às demais modalidades de crédito. Mesmo com a economia brasileira entrando em um período de estabilidade, os índices do cheque especial ultrapassam facilmente a casa dos 100% a.a. 

Juros dos serviços de crédito em abril de 2019

Tipo de crédito

Taxa de juros a.m

Taxa de juros a.a

Cartão de crédito

11,46%

267,64%

Cheque especial

11,72%

278,07%

Empréstimo pessoal bancário

3,57%

53,58%

Empréstimo pessoal por credores

6,7%

117,76%

Fonte: ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Juros altos também afetam pessoas jurídicas

Se você é uma pessoa jurídica e deseja abrir uma franquia ou pequena empresa, já deve estar por dentro da importância de ter um capital de giro. Com ele, será possível bancar todas as instalações do seu negócio nos primeiros meses, como despesas com funcionários, sem precisar mexer no patrimônio ou orçamento pessoal.

Diante disso, bancos oferecem empréstimos voltados justamente para aqueles que desejam obter um capital de giro. Mesmo este tipo de crédito tendo encerrado o mês passado com taxas de 1,51% a.m e 19,7% a.a — índices semelhantes ao de um empréstimo com garantia de imóvel — ele não é a melhor opção.

Isso porque, ao contratar um empréstimo com garantia imobiliária, é possível obter até 60% do valor do bem como crédito. Dependendo do seu projeto e porte da empresa a ser aberta, esse alto volume de dinheiro é a melhor forma de manter um capital de giro e fazer os investimentos necessários no negócio.

A garantia do cliente em refinanciamentos

Um mito muito recorrente sobre a garantia imobiliária em um empréstimo é justamente afirmar que a intenção dos bancos é tomar sua propriedade. Porém, não é bem assim, pelo contrário, quase não existe mais hipoteca de imóvel no Brasil e as chances de você perder a casa é praticamente nula.

Apenas em último caso, quando os recursos do cliente se esgotarem, o banco poderá entrar com o pedido de execução fiscal. Mesmo assim, o credor não levará vantagem no processo, pois mesmo se for a leilão, o processo demandará muitos custos e burocracia para se concretizar.

O refinanciamento imobiliário é a melhor maneira de quitar suas dívidas atrasadas, obter capital de giro e usar o dinheiro como bem entender. Ficou interessado? Então cadastre-se gratuitamente na Melhortaxa e receba todo o suporte desde a simulação até a assinatura dos contratos com o banco capaz de atender seu perfil!

Veja Também