Com fazer o financiamento de um imóvel sem entrada

A possibilidade de adquirir um imóvel sem o pagamento do valor de entrada causa dúvidas em quem deseja comprar uma casa


Em um financiamento imobiliário, é necessário pagar de 20 a 30% do valor total do bem para que o restante seja parcelado. Porém, algumas pessoas não possuem essa quantia inicial e, então, surge a dúvida sobre a possibilidade de financiar um imóvel sem entrada

Apesar de não ser comum, há algumas linhas de crédito que oferecem a possibilidade de financiar 100% do imóvel. Confira, a seguir, quais são essas opções e se você atende aos requisitos do programa.

É possível comprar um imóvel sem entrada?

Sim. No Sistema de Financiamento Habitacional (SFH) não há nenhuma restrição envolvendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) ou os recursos da poupança impedindo o financiamento de 100% de um imóvel. 

O que acontece é que os bancos preferem não dar essa opção. No caso de um financiamento do valor total de uma casa ou apartamento, a relação entre o solicitante e a instituição financeira se tornará tênue. 

Como comprar um imóvel sem entrada?

No caso de optar por um financiamento imobiliário sem entrada, é necessário que o seu saldo do FGTS seja suficiente para totalizar 20% do valor do imóvel. Nesse caso, é preciso que o solicitante tenha contribuído por ao menos três anos — consecutivos ou não.

O Programa Minha Casa Minha Vida também proporciona a compra de um imóvel sem entrada. Nesse caso, é necessário atender aos requisitos da Faixa 1 e, então, se cadastrar no sorteio de contemplação do benefício na prefeitura de sua cidade. 

A faixa 1 do Minha Casa Minha Vida contempla pessoas com baixa renda, podendo haver o financiamento de 100% do imóvel e sem a necessidade do pagamento de uma entrada. Nesse caso, a própria moradia é a garantia do contrato.

Algumas construtoras oferecem a opção de financiamento de imóvel sem entrada, mas apenas em casos de apartamentos na planta. Geralmente as empresas dão o prazo de 15 anos para a quitação da dívida.   

Como comprar um imóvel com entrada facilitada?

Algumas construtoras, quando estão na fase de venda de apartamentos na planta, facilitam o pagamento da entrada, parcelando-a em até 60 meses. Há, também, instituições financeiras que oferecem essa opção no caso de alguém desejar financiar um imóvel sem entrada, independentemente de ser um pré-lançamento ou uma unidade pronta para morar. 

No que muda o pagamento da entrada do imóvel?

A princípio, os bancos costumam pedir um valor de entrada para, assim, aumentar a confiança e segurança na relação entre solicitante-instituição. Com isso, há, ainda, a possibilidade de analisar qual o melhor financiamento imobiliário de acordo com o seu perfil. 

Outra vantagem oferecida pelo pagamento da entrada é a diminuição do valor ou o número de parcelas do financiamento. Quanto maior a entrada, menor será a taxa de juros, o que deixará as parcelas mais baratas.  

Analise as opções de acordo com seu perfil

É possível comprar um imóvel sem entrada, porém, pode ser um processo um pouco mais demorado e burocrático. Caso não haja pressa para a mudança de residência, essa pode ser uma opção. 

No entanto, é necessário ter em mente que há algumas vantagens em pagar uma entrada, como por exemplo menores taxas de juros, a possibilidade de escolher algum financiamento que se encaixe melhor em seu perfil e até mesmo poder parcelar o valor do bem em mais vezes. 

Nesses casos, o recomendado é utilizar um simulador de financiamento. Com os números nas mãos, fica mais fácil analisar qual a melhor escolha de negócio para você, além de poder fazer um planejamento financeiro ainda mais assertivo. 

Conte com a ajuda da Melhortaxa

Caso queira ter uma noção dos valores a serem negociados na aquisição de um imóvel sem entrada e com entrada, conte com a ajuda dos especialistas da Melhortaxa. Com base em seu perfil, pesquisamos as melhores opções de financiamento. 

Caso queira apenas fazer uma simulação do valor das parcelas, acesse nossa ferramenta e colete todos os dados necessários para o seu planejamento financeiro. Assim, o sonho da casa própria ficará cada vez mais perto de ser realizado.

Veja Também

Mais lidos