O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício garantido a todo trabalhador contratado em regime CLT, em que é feito o desconto de 8% no salário mensalmente. Com isso, muitas instituições financeiras permitem o crédito por meio desse fundo, e, nesse caso, a certidão do FGTS, em geral, é um dos documentos solicitados.
Seja para financiar um imóvel ou quitar parcialmente as prestações de um empréstimo, o valor depositado pelas empresas podem ter diferentes funções para os trabalhadores.
Por isso, é importante ter controle do que é depositado nesse fundo. Sendo assim, a equipe da Melhortaxa elaborou o conteúdo a seguir para você entender o que é e como emitir a certidão do FGTS. Confira!
Qual a importância da certidão do FGTS?
Conhecida também como Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), essa certidão é um comprovante dos pagamentos e cadastros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Emitido de forma gratuita pelo portal da Caixa Econômica Federal — responsável por gerir o fundo —, esse documento atesta a regularidade tanto de uma empresa quanto de um colaborador.
A ausência da certidão do FGTS para os empreendedores pode trazer vários problemas, como durante o fechamento de um novo negócio e na aquisição de um empréstimo. Acompanhe abaixo outros casos.
Contratação de crédito em bancos públicos
As instituições financeiras públicas oferecem linhas de crédito com taxas de juros menores para estimular a economia, o que as tornam atraentes ao consumidor. Porém, para ter acesso a tais empréstimos, diversos documentos negativos são exigidos, inclusive a certidão de regularidade do FGTS.
Classificação de risco
Mesmo se você não estiver interessado em créditos disponíveis em instituições públicas, fique atento à certidão do FGTS, já que esse papel afeta a sua classificação de risco.
Independentemente de contratar um serviço financeiro por uma organização pública ou privada, o contratante passará pela análise de crédito. E a falta da certidão negativa do FGTS poderá gerar a incidência de juros mais altos.
Licitações públicas
Para o empresário que deseja expandir a atuação do seu negócio, a licitação pública sempre é uma boa opção. Embora as regras para assinar o contrato sejam mais rígidas — como a exigência de certidões negativas —, esse tipo de serviço oferece diversas vantagens se aprovada a licitação.
Como conseguir a CRF?
O processo para conseguir a CRF é totalmente on-line, por meio do site da Caixa Econômica Federal. Contudo, para emitir a certidão FGTS, é preciso estar com as seguintes informações regularizadas:
- Obrigações atreladas ao FGTS, como cadastro e pagamento;
- Pagamento das contribuições sociais,
- Pagamento de empréstimos em que há o vínculo com o FGTS.
Se estiver com todas essas informações em dia, você poderá emitir a CRF. Ademais, vale lembrar que existem duas versões do documento: uma para empresa (CRF INSS) e outra para os trabalhadores (CND INSS).
Com a Melhortaxa, o processo de contração de crédito fica mais fácil!
Agora que você sabe os benefícios de ter a certidão do FGTS em dia, venha conferir como a Melhortaxa pode te assessorar na contratação do crédito, encontrando as melhores taxas de juros no mercado.
Por meio de um processo totalmente on-line, você pode fornecer algumas informações pessoais para que a equipe especializada da Melhortaxa analise sua situação e busque ofertas que cabem no seu bolso. Acesse nosso site e faça uma simulação.