Casa ou apartamento: como escolher o melhor para se morar

Quem está procurando por imóveis costuma ser perseguido pela questão: casa ou apartamento?


Para comprar um imóvel é necessário pensar em diversos detalhes que, a longo prazo, podem fazer toda a diferença no seu conforto. O tamanho do ambiente costuma ser a grande questão, levantando a velha dúvida: qual é melhor, casa ou apartamento?

A resposta é: depende. É preciso analisar diversos pontos, como o estilo de vida, planos para o futuro, tamanho da família e afins. Confira, a seguir, algumas informações que podem te ajudar na escolha de seu novo lar

Razões para morar em uma casa

Morar em uma casa pode ser, para muitos, sinônimo de liberdade. Quem mora nesse tipo de imóvel não precisa lidar com regras impostas para a boa convivência em condomínio. Aqui, quem impõe as normas é o dono do imóvel.

Quem preza pela sua privacidade costuma ficar em dúvida entre apartamento ou casa. Nesse caso, a casa oferece uma maior sensação de preservação de sua vida particular, especialmente por conta da distância entre os vizinhos. 

E por falar em distância entre vizinhos, o barulho também pode ser um fator decisivo no momento de escolher morar em casa ou apartamento: a casa te dará a certeza de não ser incomodado com o salto alto da vizinha, ou então, as unhas do cachorro no assoalho. 

Não será necessário se preocupar com o pagamento de condomínio, valor que pode acabar pesando no bolso em algum momento. Mesmo que a casa produza despesas, como o pagamento de contas, dependendo do tamanho da família, elas podem ter o valor inferior à mensalidade do condomínio.

A casa oferece, ainda, maior espaço para fazer um jardim e ter animais de estimação, por exemplo. Trocar uma varanda gourmet por um quintal pode parecer muito mais atrativo, também, para quem gosta de oferecer festas. 

Razões para morar em um apartamento

Esse tipo de imóvel é muito buscado, principalmente por quem mora sozinho ou, até mesmo, casais. Enquanto a casa oferece maior sensação de liberdade, o apartamento dá mais segurança, especialmente para quem passa muito tempo fora.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, morar em um condomínio pode ser vantajoso para quem tem filhos. O lazer oferecido, somado à oportunidade de conhecer outras crianças “sem sair de casa” dá mais tranquilidade para os pais.

Outro ponto favorável ao morar em apartamento é não precisar se preocupar com manutenções, como problemas com abastecimento de água, reforma de fachada ou manutenção de piscina e demais áreas comuns. 

O grande diferencial na batalha casa x apartamento são as opções de lazer. Em um condomínio, você conta com piscina, sala de jogos, jardim e até mesmo bares e rooftop. Em uma casa, ter ao menos uma dessas opções seria muito mais caro.

Outros pontos a serem analisados

Não é apenas o conforto e estilo de vida que devem ser responsáveis pela escolha  de morar em apartamento ou casa. O financeiro também deve ser levado em consideração. 

Para quem pretende morar de aluguel, por exemplo, é válido estudar as diversas opçõe e valores disponíveis no mercado. Dependendo da localização e até mesmo das necessidades do dia a dia, pode valer mais a pena morar em um apartamento.

Por outro lado, alugar uma casa pode ser mais barato que um apartamento. O mesmo vale para quem pretende comprar com a ajuda de um financiamento. É necessário avaliar todas as opções disponíveis antes de decidir se é melhor morar em casa ou apartamento.

Escolha sempre a melhor opção

Após definir se, para você, é melhor morar em casa ou apartamento, chega o momento de decidir qual o melhor financiamento a se fazer, para quem pretende comprar sua residência. 

Nessa questão, a Melhortaxa pesquisa, junto com instituições parceiras, os melhores juros e condições para o seu bolso. Cadastre-se em nosso site e se surpreenda com as soluções que nós oferecemos. 

Veja Também

Mais lidos