Casa de praia: quando vale a pena ter?

Diversos fatores devem ser levados em consideração

Para quem mora em uma cidade não-litorânea, a paisagem de uma casa de veraneio muitas vezes está no topo da lista de sonhos de consumo. Na prática, no entanto, nem todos concordam que comprar casa na praia é a melhor opção.

Há diversos fatores que devem ser levados em consideração, antes de fazer essa escolha. Separamos para você as vantagens e desvantagens de comprar casa na praia. Confira!

Analise se comprar casa na praia vale a pena

Os gastos de IPTU e condomínio – no caso de apartamentos – pesam no bolso durante todo o ano. Isso independe se o imóvel é usado apenas alguns meses ou fins de semana. Além disso, se a casa ficar vazia durante muito tempo, ela corre o risco de ser alvo de furtos e invasões.

Não tem jeito: ter uma casa ou apartamento de veraneio significa ter que arcar com certos custos mesmo quando o imóvel estiver fechado. Por isso, o investimento deve dar retorno ou se tornará uma fonte de preocupação e frustração. Esse é o principal motivo que faz com que os compradores se arrependam da compra.

Portanto, antes de investir em uma propriedade na praia, é preciso equacionar os custos e o retorno esperado. O resultado dessa questão é pessoal e leva em conta uma série de variáveis. Mas existem algumas constantes que apontam quando a compra vale ou não a pena.

?

Tipo de família e busca por comodidade

Existe todo tipo de viajante e inúmeros tipos de famílias. Quando se trata de viajar com a família, as possibilidades são ainda maiores. Nesse sentido, uma casa na praia pode não ser a melhor decisão para alguns grupos familiares – e a melhor decisão possível para outras.

Quem gosta de conforto, intimidade e de ficar à vontade em um canto próprio costuma se dar bem quando adquire uma casa para passar os dias de folga. Ir sempre para o mesmo lugar não incomoda tanto. Além disso, comprar o segundo imóvel ajuda a dar a sensação de segundo lar, o que hotéis e pousadas não garantem.

O mesmo acontece com famílias muito grandes ou que gostam de chamar parentes para as viagens. Os custos com passagens, hospedagem e alimentação em restaurantes podem pesar muito, se comparado com a divisão das contas de água e luz de uma casa. Nesse caso, os familiares podem dispor de mais espaço e intimidade, que outras hospedagens podem não oferecer.

Já um casal sozinho ou com, no máximo, dois filhos pode ver mais vantagem em viajar para lugares aleatórios nas férias e feriados. Ou seja, ter uma casa na praia pode não ser tão interessante.

Possibilidade de investimento

Um dos possíveis ajustes à compra de uma casa de veraneio se aplica a quem enxerga no imóvel um potencial de retorno monetário. Para esses, em vez de utilizar a casa em todas as férias ou feriados, pode ser uma boa alternativa alugar o local durante a alta temporada.

Esse aluguel ajudaria a cobrir as despesas fixas com condomínio e seguro residencial. Além disso, é uma opção para complementar o orçamento doméstico da família.

Outra possibilidade de investimento diz respeito à própria venda do imóvel em algum momento futuro. Para isso, é preciso analisar a cidade e o bairro em que a casa ou apartamento a ser comprado se encontra, projetando sua futura valorização.

Para que a venda seja feita de maneira mais fácil, o imóvel precisa ser atraente para o próximo comprador. Portanto, além de estar bem localizado, é necessário que ele esteja bem conservado.

Pesquisa de local

Qualquer que seja o caso, o comprador deve avaliar bem a localização do imóvel. Além da qualidade da construção, é preciso observar fatores como segurança, facilidade de acesso às estradas e proximidade do comércio.

É importante ainda colocar na conta os gastos fixos com o local, como condomínio (se for apartamento) e seguro residencial, caso queira proteger o imóvel de invasões e furtos.

Como comprar a casa na praia

Na hora de comprar uma casa de praia, é importante pesquisar a média de preços e negociar. Nos dias de hoje, muitos proprietários estão dispostos a diminuir o preço do imóvel para que a venda seja fechada. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado. Nesse segundo caso, as taxas cobradas também pode ser as menores possíveis, se o comprador souber pesquisar.

Na Melhortaxa, isso pode ser feito de maneira fácil e on-line. Saiba como comprar casa na praia pode ser mais simples do que você imagina. Simule já as melhores condições para o seu financiamento!

Veja Também