Calendário de pagamento: dicas para evitar dívidas

Prepare-se antecipadamente para as contas deste ano. Confira nosso calendário!

Todo começo do ano é acompanhado de entusiasmo, mas também de preocupações com as contas. Já em janeiro os cidadãos precisam desembolsar alguns custos com impostos. Por isso, é muito importante fazer um calendário de pagamento.

Além de ajudar a prever os gastos, esse método também ajuda a evitar atrasos — e multas decorrentes disso. Em muitos casos, como acontece com alguns impostos, o pagamento à vista pode garantir descontos. Então, se você já está se preparando para deixar de pagar dívidas em 2019, saiba mais sobre o que vem pela frente!

Impostos

A grande preocupação dos brasileiros é com os impostos do começo do ano. É nesse mês que os contribuintes precisam desembolsar dinheiro para pagar IPTU, IPVA e DPVAT.

No caso do seguro DPVAT não é possível fazer o parcelamento. Além de evitar juros e multa, o pagamento no prazo garante proteção em caso de acidentes, tanto para o motorista quanto para os demais cidadãos envolvidos.

O IPVA e o IPTU são diferentes. Eles permitem que a quitação seja parcelada ou à vista. Mesmo que o pagamento seja fracionado, é importante que você se atente às parcelas futuras. Em um primeiro momento, o adiamento da dívida pode ser a solução, mas prejudica o orçamento futuramente.

Material escolar

Para quem tem filhos em idade escolar é fundamental prestar atenção às compras do começo do ano. Vale lembrar que esses materiais costumam pesar bastante no orçamento.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), esses itens estarão cerca de 10% mais caros. Isso se deve à alta do dólar e ao reajuste no preço do papel.

Portanto, vale a pena buscar estratégias para economizar nesse quesito. Para isso, é possível juntar um número de pais para comprar alguns materiais por atacado, optar por livros usados e pesquisar muito bem. Geralmente, as compras antecipadas podem gerar uma ótima economia, pois a demanda está menor.

Licenciamento do carro

O licenciamento do carro também é uma dívida fixa. Mas ele não possui apenas um prazo para todos. A data limite para pagamento depende do final da placa do veículo e do estado de origem.

Também é importante destacar que o licenciamento só é emitido se os débitos do automóvel estiverem quitados. Por isso, é fundamental que o IPVA, o seguro obrigatório e as multas (se houver) já tenham sido pagos.

Presentes

Além das despesas fixas, também vale a pena separar um dinheiro para os presentes de datas comemorativas. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, são ocasiões que costumam mexer com o orçamento e, por isso, precisam de atenção antecipada.

Portanto, se você pretende presentear alguém especial este ano, separe o quanto antes um dinheiro para isso. Assim, você não irá deixar de agradar quem tanto gosta, sem prejudicar o orçamento doméstico.

?

Conclusão

Embora muitas contas pareçam distantes, é importante se preparar para evitar atraso nos pagamentos. Dessa forma, você irá pagar as dívidas em dia e, muito provavelmente, poderá investir em algum projeto especial.

Para isso, organizar um calendário de pagamento com todos os meses em que terá dívidas fixas. Precisa de dinheiro extra para pagar alguma conta maior? Na Melhortaxa, você pode encontrar a melhor opção de refinanciamento de imóvel e veículo para o seu orçamento. Aproveite!

Veja Também