Caixa irá lançar novo empréstimo imobiliário

Banco ainda não especificou os detalhes, mas expectativa do mercado é alta

No fim de maio, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que irá lançar uma nova linha de empréstimo imobiliário. Esse financiamento seria corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou melhor, a inflação.

Atualmente, a maior parte dos bancos utiliza a Taxa Referencial (TR) como índice oficial. A ideia da nova linha de crédito é disponibilizar mais recursos para esse mercado que está voltando a se recuperar da crise financeira.

Banco ainda não anunciou detalhes

Até o momento, o banco não deu detalhes sobre quem poderá optar pelo financiamento da Caixa e quais serão as condições. Mas a expectativa é alta para o anúncio de todas as informações.

Segundo a diretoria da instituição, a liberação desse crédito pode trazer mais R$ 100 bilhões ao ano para o mercado. A perspectiva é alta porque, se a correção for feita pelo IPCA, o banco poderá emitir títulos mais atrativos aos investidores. Consequentemente, eles irão aumentar o montante disponível para quem deseja financiar.

Nos dias de hoje, a maior parte dos financiamentos provém de recursos da poupança e do FGTS, duas fontes com volume limitado. Portanto, o crédito imobiliário não cresce tanto quanto poderia.

?

Mudanças para o mercado

Apesar de haver uma grande expectativa para o anúncio da nova linha de financiamento, ela provavelmente não trará tantas vantagens econômicas para o consumidor.

Como o Brasil é um país com economia instável, não é possível prever como ele estará daqui a 10, 20, 30 anos – prazo médio de financiamentos. Então, um imóvel comprado a R$ 300 mil, poderá valer muito daqui alguns anos, refletindo no parcelamento.

Enquanto a TR está nula, o IPCA costuma ser positivo. Para 2019, o Banco Central prevê que o índice chegue a 3,84%. Além disso, o novo financiamento também seria acrescido de juros.

Basicamente, pode-se já esperar que se o IPCA estiver baixo, o financiamento terá um custo menor. Mas, se a inflação subir, o financiamento imobiliário também sofrerá essa alteração.

Como obter as melhores condições

Enquanto a CEF não libera mais informações sobre o novo crédito, opções não faltam para o interessado financiar um imóvel. Os principais bancos do país possuem linhas de financiamento para quem deseja realizar o sonho da casa própria ou investir.

Para saber qual empréstimo é a melhor alternativa, o ideal é utilizar um simulador de financiamento. Somente comparando os produtos a partir de características em comum (prazo e valor do imóvel, por exemplo), será possível fechar o melhor negócio.

Aqui na Melhortaxa, você pode financiar um imóvel por meio de diversas instituições financeiras. Faça a simulação de empréstimo imobiliário pela nossa ferramenta e encontre já a oportunidade que faltava para comprar!

Veja Também