O que é cadastro positivo e a importância dele para financiar

Tire suas dúvidas sobre o que é, como ter uma boa nota e a vantagem em financiamentos

Se você começou a se interessar em saber o que é cadastro positivo só agora, saiba que o recurso está disponível desde 2011, mas era uma ferramenta opcional.

A partir deste ano, a Lei Complementar 166/2019 alterou as regras e tornou o cadastro positivo automático para todos os cidadãos. Antes da mudança, você precisava autorizar a divulgação dos seus dados de pagamento para as empresas terem acesso.

Com as novas regras do cadastro positivo, isso é feito de forma involuntária. A intenção da proposta é facilitar a aquisição de crédito em instituições financeiras para milhões de brasileiros.

O que é cadastro positivo e como consultar

O cadastro positivo é um banco de dados que concentra as transações financeiras realizadas pelos indivíduos.

Assim, fica catalogado o seu perfil como bom pagador a partir do seu compromisso com a quitação em dia de serviços como a conta de luz, telefone e água, empréstimos bancários, cheque especial e cartão de crédito.

De acordo com o seu comportamento de pagamento, o sistema categoriza a sua reputação. Você pode conquistar uma nota de crédito alta ou mais baixa, conforme o seu histórico. O cadastro positivo para consulta é gratuito e pode ser requisitado a qualquer momento.

Para saber a sua nota, você deve procurar gestores de bancos de dados que reúnem essas informações para consultas realizadas pelas empresas. Os dados ficam armazenados por, no máximo, 15 anos, a menos que a pessoa tenha solicitado o cancelamento do cadastro.

Cadastro positivo: importância

Muitas vezes, não compreendemos a importância de possuir a fama de bom pagador. Porém, saiba que isto é essencial quando buscar por financiamentos diversos, refinanciamentos imobiliários e empréstimos.

Uma boa nota possibilita maior confiança da instituição financeira, oferecendo uma taxa de juros menor. 

Além disso, a partir da sistematização dos dados, o processo de análise e aprovação de crédito se tornou mais ágil por parte dos bancos. A solicitação de cartão de crédito está entre os procedimentos em que essa melhora pode ser notada.

Já se você não tiver interesse neste tipo de recurso e preferir pela maior privacidade dos seus dados, você pode sair do cadastro positivo, optando pelo cancelamento ou bloqueio. Basta procurar um gestor de banco de dados autorizado. O processo pode levar até 7 dias para aprovação.

Como ter uma boa nota no cadastro positivo

Além de manter as contas em dia, algumas técnicas podem melhorar a sua pontuação e facilitar a aprovação de crédito em instituições financeiras.

O cadastro único valoriza o score associado ao seu CPF, que é requisitado em diversas práticas que envolvem crédito.

O primeiro passo para ter uma boa nota é manter os seus dados de cadastro sempre atualizados. Desta forma, o facilitador de financiamento consegue ver mais credibilidade em suas ações.

Se possuir dívidas, busque por negociação. Estabelecer o pagamento faz toda a diferença para o score.

Mantenha o maior número de contas regularizadas, assim, diversas empresas fornecerão informações positivas sobre você. Por fim, tenha um bom relacionamento com o mercado e compreenda as suas transações financeiras.

Como o cadastro positivo ajuda você a financiar

Quando você busca por suporte financeiro, seja para conquistar o sonho da casa própria ou para conseguir aporte financeiro para a sua empresa, os bancos oferecem altas taxas de juros, pois não possuem informações suficientes se você conseguirá quitar ou não aquela dívida e não podem correr riscos.

Muitas vezes, pessoas que nunca solicitaram acesso a crédito ou estão negativadas enfrentam grandes dificuldades para conseguir financiar um imóvel.

Com o cadastro positivo, as instituições financeiras possuem o histórico de pagamento do interessado, possibilitando ofertas mais competitivas em ambos os cenários.

Melhores condições de financiamento de imóvel

Agora que você já sabe o que é cadastro positivo e como aumentar o seu score para conseguir melhores condições de refinanciamento, é fundamental consultar variações e possibilidades entre as taxas de juros para acertar na escolha que melhor se adequa ao seu perfil.

Conte com a assistência gratuita da Melhortaxa para garantir o melhor custo benefício do mercado e conseguir o crédito que você precisa para realizar os seus planos.

Comparamos as ofertas das maiores instituições e selecionamos as propostas que são do seu interesse.

Veja Também