Se você está procurando as melhores condições de crédito, provavelmente já deve ter se deparado com essa questão: “o que é cadastro positivo?”. Disponível desde 2011, ele era um recurso opcional, no qual se reuniam as informações dos chamados “bons pagadores”.
Porém, a partir de 2013, com a Lei Complementar nº 166/2019, regras mudaram ao tornar o cadastro positivo automático para todos os cidadãos. Isso quer dizer que, antes da mudança, você precisava autorizar a divulgação dos seus dados de pagamento para as empresas terem acesso.
Com essa mudança, a proposta é facilitar a aquisição de crédito em instituições financeiras para milhões de brasileiros. Quer entender o que é cadastro positivo e como ele pode te ajudar? Então, acompanhe o artigo a seguir.
Entenda o cadastro positivo
Usado em vários países, como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, o cadastro positivo é um histórico do seu comportamento no mercado de crédito. Em outras palavras, ele é um banco de dados que concentra todas as suas transações financeiras já realizadas.
Caso seu CPF esteja registrado nesse sistema, você será avisado por um SMS, carta ou e-mail. Ademais, você pode consultar gratuitamente o cadastro positivo no Serasa, um dos sistemas que categorizam sua reputação de “bom pagador”. Nesse registro, você receberá uma nota alta ou baixa, que indicará suas condições de crédito.
Vale lembrar também que os dados ficam armazenados por, no máximo, 15 anos — a não ser que você solicite o cancelamento do cadastro e retire seus dados desse sistema.
Qual é sua importância?
Agora que você já sabe o que é cadastro positivo, o próximo passo é entender sua importância na hora de solicitar um empréstimo pessoal ou refinanciamento em uma administradora.
Pensando nisso, você sabia que um bom score no cadastro positivo pode ser uma vantagem? Pois então, uma nota alta nesse registro gera uma sensação de segurança às instituições financeiras, que, por sua vez, oferecem créditos com menores taxas de juros.
Além disso, a partir da sistematização dos dados, o processo de análise e aprovação de crédito se torna mais ágil, e você consegue ter seu dinheiro em mãos em menos tempo.
Quais são as vantagens de estar nessa lista?
Quando você está buscando por um dinheiro extra, seja para conquistar o sonho da casa própria ou para conseguir um investimento para sua empresa, os bancos oferecem altas taxas de juros, pois não possuem informações suficientes sobre você e não podem correr riscos.
Pensando nisso, entender o que é cadastro positivo torna-se um fator essencial para conquistar a confiança das financeiras e ter acesso a contratos com boas condições de juros.
Além disso, você também tem o direito de escolher se os seus dados podem ou não ser abertos ao “público”. Ou seja, como proprietário das informações financeiras, você é capaz de cancelar o cadastro positivo.
Boas práticas no cadastro positivo
Além de controlar os gastos e manter as contas em dia, há algumas técnicas que podem melhorar sua pontuação no cadastro positivo e facilitar a aprovação de crédito em qualquer financeira.
O primeiro passo para ter uma boa nota é manter seus dados de cadastro sempre atualizados. Se possuir dívidas, busque por negociação, já que estabelecer o pagamento faz toda a diferença para o score.
Lembre-se também de manter o maior número possível de contas regularizadas, assim, diversas empresas fornecerão informações positivas sobre você. Por fim, tenha um bom relacionamento com o mercado e entenda suas transações financeiras.
Melhores condições de crédito é com a Melhortaxa
Familiarizado com o conceito sobre o que é cadastro positivo? Pois então, que tal dar o próximo passo para entender os contratos de crédito mais vantajosos? Acesse o blog da Melhortaxa e confira conteúdos de qualidade.