Azul esverdeado é a cor de 2014

A Colours Futures 2014, da AkzoNobel – maior fabricante de tintas do mundo, apresenta tendências e cores para o ano. O azul esverdeado foi eleito como a cor do ano. Proporciona equilíbrio através da combinação da harmonia natural do verde e da tranquilidade do azul. O azul esverdeado é versátil e ajusta muito bem com diferentes tons de cor, como rosa e ocre quente.

Seguir uma decoração moderna é o objetivo, explorando os tons de azul esverdeado índigo, azul jeans ou marinho em busca de uma sensação marítima, dinâmica e sempre aconchegante. São cinco tendências-chave apresentadas pela paleta 2014:

Revolução silenciosa é sutil. ‘Usa mudanças leves nas nuances e nos tons para conseguir combinações delicadas de brancos diferenciados e matizes neutros médios. Essas cores oferecem um efeito repousante e silencioso que demonstra o aproveitamento habilidoso de texturas e materiais naturais próprios dessa tendência.’

Prova Substancial é ‘construída por tons sofisticados de gesso, tijolo e massa de vidraceiro. Fornecem a maior proporção do esquema de cores e enriquecidos com nuances encorpados, e profundos, de esmeralda escura e sangue-de-boi’.

Étnico Urbano ‘é cheia de vida com tons amistosos e robustos dando uma sensação familiar, mas inovadora. Combina nuances similares para um resultado harmonioso, como ameixa, ameixa damasco e a cor de vinho Burgundy, e depois acrescenta um contraste surpreendente com ocre ou azul-petróleo claro, para criar algo mais pessoal’.

Jardim Secreto ‘é repleta de tons suaves e enevoados – ameixas maduras, tons quase neutros de lilás e cinza. Um agrupamento de verdes desde o mais escuro até um matiz charmoso de menta quase pastel permite criar um efeito tranquilizante tom sobre tom. Neutros são importantes, com um toque ligeiro de rosa ou lavanda. 

Faça agora ‘é uma mistura de cores de alta octanagem. Amarelo-limão efervescente e azul esverdeado intenso ficam ótimos em conjunto com o brilhante verde-esmeralda, o lima, o violeta ou o laranja-ardente. Os azuis desta paleta vêm de todos os jeitos, desde o naval até o ultramarino, o azul-céu e o azul-ciano.

 

 

 

Famílias de cores para 2014: Vermelhos, Laranjas, Amarelos, Verdes, Azuis e Violetas, seguidas de Neutros Quentes e Frios.

 

Fácil e sem cheiro

Prefira tintas que secam rapidamente e proporcionam excelente acabamento. Algumas delas permitem que você feche janelas e portas depois de seis horas da última aplicação, sem deixar forte cheiro. Para limpar as ferramentas não é necessário aguarrás, basta água. Aproveite as novidades e pinte a sua casa.

 

 

Veja Também