Seja porque está saindo da casa dos pais ou porque a família aumentou, em algum momento da vida será necessário trocar de apartamento ou casa. Porém, é preciso se atentar a alguns ponto ao realizar esse sonho para que ele não acabe se tornando um pesadelo.
Para isso, é recomendado fazer um planejamento financeiro, tanto para conseguir os melhores valore e taxas de juros — no caso de um financiamento imobiliário — quanto para ter controle dos gastos e ter a certeza de que eles são realmente necessários.
Saindo da casa dos pais
Ao se mudar para uma residência que não é a do seus pais, é necessário ter a certeza de que você conseguirá ser responsável por todas as despesas. No caso da compra de um imóvel, é preciso analisar os valores e taxas para que o seu orçamento não seja prejudicado.
Já para quem vai alugar um apartamento, para uma pessoa, é necessário pagar alguns valores extras na assinatura do contrato, que envolve a vistoria do imóvel, seguro aluguel e depósito antecipado (no caso de não haver fiador). Além disso, poderá haver a necessidade de comprar mobília.
Trocando de residência
Ao trocar de apartamento, é necessário pensar, antes de mais nada, na entrega do imóvel atual. Caso seja uma residência alugada, é necessário providenciar todos os trâmites de entrega da residência antes que ela seja desocupada. Isso envolve o encerramento do contrato, vistoria de entrega e até mesmo alguns reparos.
Tratando-se de um imóvel próprio, os gastos ainda existirão. Renovar a pintura, reformar algum cômodo ou reparar a fiação são ações necessárias para a venda da propriedade, sem que haja mais dores de cabeça. Faça isso com antecedência para garantir os prazos para os trâmites legais.
Financiamento imobiliário
Para quem vai comprar um novo imóvel, é fundamental planejar o financiamento imobiliário. Além dos gastos com as parcelas, é necessário calcular toda a documentação necessária para a compra da propriedade. Some esses valores com o que será gasto com reformas e documentação de venda da propriedade atual.
A melhor opção, antes de assinar o contrato, é avaliar qual o melhor tipo de financiamento imobiliário, de acordo com o seu perfil. Para isso, é válido fazer uma simulação de crédito. Dessa maneira, será mais fácil de se organizar financeiramente, além de conseguir melhores taxas de juros.
Permuta de imóveis
Dependendo da urgência da necessidade de trocar de apartamento, a permuta de imóveis pode ser a melhor opção. A prática ainda não é comum no Brasil, mas, aos poucos, está caindo no gosto da população, principalmente por se mostrar prática, dependendo da situação.
A grande vantagem de trocar imóveis que são financeiramente equivalentes é a possibilidade de pagar menores taxas e impostos durante essa transação, quando comparado com as várias opções de financiamento disponíveis no mercado atualmente.
Gastos adicionais
Não se esqueça de incluir em seu planejamento financeiro todos os gastos extras da mudança, por mais que pareça desnecessário. Calcule desde o valor do frete, até a mobília que deverá ser providenciada na nova residência. Todos esses valores farão diferença, no final.
Além disso, não se esqueça de que uma série de documentos precisarão ser emitidos e reconhecidos em cartório. Esteja preparado para esses gastos adicionais, mantendo uma reserva de emergência. Assim, suas finanças não serão gravemente comprometidas.
Conte com a ajuda da Melhortaxa
Independentemente da maneira escolhida para trocar de apartamento ou casa, ou se é para sair da casa dos pais ou mudar de cidade, é importante ter em mente que haverá gastos, seja com a própria mudança, mobília, documentação, ou então com o próprio financiamento.
Se sua escolha foi comprar um imóvel por meio de um financiamento, conte com a ajuda da Melhortaxa! Fornecemos os melhores valores de taxas de financiamento, tendo seu perfil e expectativas como base para que você realize o seu sonho, fechando o melhor negócio.