Grande parte dos brasileiros ainda insistem em investir dinheiro somente na poupança. Mas será mesmo que essa é a melhor forma? Atualmente, ter acesso a investimentos melhores ficou muito mais fácil. 

Desde 2002, com a abertura do Programa Tesouro Direto, já é possível realizar investimentos com valores iniciais muito mais acessíveis. Para se ter uma ideia, hoje dá para começar a investir com apenas R$ 30!

No entanto, nem tudo são flores! É preciso cuidado na hora de escolher um investimento, por isso criamos este artigo com tudo o que você precisa saber para aprender a investir o seu dinheiro com segurança. Boa leitura!

O que é um investimento financeiro?

O ato de investir dinheiro pode ser conceituado como uma aplicação de capital com a finalidade de ganhos futuros. Ao fazer um investimento, a expectativa é de que o valor despendido gere mais dinheiro, por meio do pagamento de juros ou lucro. 

O exemplo mais comum de investimento financeiro é a modalidade poupança, mas existem muitas outras aplicações oferecidas pelo mercado. Por isso, é importante entender os tipos de investimentos antes de colocar o dinheiro em jogo. 

Por que é tão importante investir?

Além de proporcionar recursos que servirão para a realização de sonhos e projetos profissionais ou pessoais, investir bem é fundamental para alcançar mais segurança financeira. Afinal, a economia passa por oscilações, e nem sempre os ventos correm a nosso favor, não é mesmo? 

Ainda, com investimentos financeiros frequentes é possível estruturar meios para propiciar mais conforto para você e para a sua família. Isso significa mais tranquilidade para o futuro, mais liberdade e talvez até mesmo a tão sonhada independência financeira. 

Passos essenciais para começar a investir 

Agora que você já entendeu a importância de realizar investimentos, o primeiro passo para aprender a aplicar o dinheiro no lugar certo é colocar ordem na casa! Por isso, é preciso rever hábitos e organizar a sua vida financeira. Confira abaixo algumas dicas essenciais antes de começar a investir: 

  • faça um planejamento financeiro;
  • quite as suas dívidas;
  • conheça os seus objetivos;
  • entenda o seu perfil investidor;
  • conheça os investimentos para iniciantes;
  • faça uma reserva de emergência;
  • tenha disciplina!

Se você já está praticando todas as recomendações acima, mas ainda não começou a investir, é bem provável que o seu perfil seja mais conservador. Mas não se preocupe! Existem investimentos que podem ser bastante interessantes e seguros, então veja a seguir como investir dinheiro.

Tipos de investimentos

Os investimentos financeiros devem ser escolhidos de acordo com o perfil de cada pessoa. Entender as possibilidades oferecidas pelo mercado é o passo inicial para fazer os melhores investimentos. A seguir explicaremos sobre algumas modalidades que são ideais para quem está começando:

investir dinheiro

Renda fixa

Quando um investidor opta pela renda fixa, significa que está emprestando dinheiro a uma empresa ou instituição, por meio da compra de um título. Nesse contexto, fica acordado que o emissor do título deve pagar ao investidor uma determinada quantia em juros. 

Ao escolher a renda fixa, você terá a certeza de que em algum momento o dinheiro investido dará retorno. Existem dois tipos de títulos: os pós-fixados e os pré-fixados. No pré-fixado, os juros são definidos no momento da compra; já no pós-fixado, os juros são vinculados a algum índice, como a inflação, e por isso pode mudar.

São investimentos de renda fixa:

  • Tesouro Direto, emitido pelo governo;
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário), emitido pelos bancos;
  • LCI e LCA (Letras de crédito isentas de Imposto de Renda), emitidos pelos bancos;
  • LC (Letra de Câmbio), emitido pelas financeiras;
  • Fundo de Renda Fixa.

Renda variável

Trata-se de um investimento financeiro em que a remuneração não pode ser prevista no momento da aplicação. Por isso, apresenta riscos maiores, uma vez que é facilmente influenciada pelas expectativas do mercado e por fatores externos, como desastres ambientais, comportamentos sociais e decisões empresariais. 

Ações são um bom exemplo da modalidade renda variável. Apesar da imprevisibilidade, com a ajuda de um profissional da economia é possível fazer as aplicações com mais segurança. Os investimentos mais populares nesse segmento são:

  • Fundos Multimercado, que misturam renda variável e renda fixa;
  • Fundos Imobiliários;
  • Fundos de Ações (Ibovespa);
  • COE (Certificado de Operações Estruturadas);
  • Mercado de Ações (Compra e venda de papéis ou lucro com dividendos);
  • Mercado de Opções (Índice ou Dólar).

Viu como existem diversas modalidades para investir dinheiro? Depois de ler a respeito de tantas opções, você deve estar se perguntando quais delas são as mais seguras, então continue lendo o artigo para descobrir. 

Quais são os 3 tipos de investimentos mais seguros?

Dentro da modalidade Renda Fixa, existem três formas de investir dinheiro de modo mais seguro para quem está procurando fundos de investimentos de risco baixo ou quer começar a investir imediatamente. São eles:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma plataforma que abriga títulos públicos, como Tesouro Prefixado, Selic e Tesouro IPCA, todos emitidos pelo governo. É bastante seguro e possui uma rentabilidade maior que a tradicional poupança.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é emitido pelos bancos e, também, é uma modalidade de investimento bastante segura, pois apresenta baixo risco. Essa aplicação é certificada pelo Fundo Garantidor de Crédito; então, mesmo se o banco quebrar, o capital investido estará a salvo.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliárias (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito, portanto os riscos são mais baixos e as aplicações ficam bem seguras. Outra característica interessante é que essas aplicações estão isentas do Imposto de Renda.

Vale lembrar que é importante que você sempre simule os seus investimentos e calcule todas as taxas para encontrar a opção adequada ao seu perfil. Independentemente do tipo de investidor que você seja, uma boa pesquisa e uma avaliação cuidadosa das modalidades podem fazer total diferença na hora de investir.

Na Melhortaxa ajudamos você a tomar as melhores decisões!

Se você ainda está aprendendo a investir dinheiro e precisa de informações, a Melhortaxa pode ajudar! Confira a nossa seleção especial sobre Finanças Pessoais e veja quais tipos de investimentos mais se adequam ao seu perfil, saiba como remanejar os gastos e controlar o orçamento.

Assim, você faz as suas transações com segurança e sempre bem informado! Acesse agora mesmo e comece a mudar os seus hábitos financeiros! Tenha uma relação mais saudável com as suas finanças!