Entre todos os tipos de imóveis, um dos que mais chamam a atenção no mercado brasileiro é o apartamento padrão. Mas você sabe quais são as particularidades que o classificam dessa maneira? Trata-se de um apartamento com espaço interno bem delimitado e dividido. 

Para entender melhor sobre esse tipo de imóvel, conhecido como apartamento popular, e verificar se essa é a residência mais compatível com o estilo de vida da sua família, acompanhe o conteúdo a seguir!

Características do apartamento padrão

Para responder à dúvida sobre o que é apartamento padrão, podemos considerá-lo o tipo mais comum entre os imóveis disponíveis no mercado imobiliário.

Isso porque ele conta com a divisão bem definida dos espaços, contendo sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, banheiro, quartos (que podem variar entre um e até três ou mais) e vaga de garagem, acomodando confortavelmente uma família de até dois filhos, que possui um veículo.

A metragem desse tipo de apartamento pode variar, indo desde 40 m² até 60 m², por exemplo. Por conta disso, entre as vantagens desse tipo de imóvel, podemos citar o valor de mercado mais atrativo, menor custo de manutenção e mais praticidade.

Para você comparar o apartamento padrão com os outros tipos de apartamento, veja as opções oferecidas no setor imobiliário abaixo.

  • Kitnet: um apartamento compacto e conjugado, com metragem de 30 m², em que os ambientes, como sala e cozinha, dividem um mesmo cômodo;
  • Loft: ambiente amplo e integrado, com pé direito alto, incidência de iluminação natural e conceito mais aberto e industrial;
  • Garden: tipo diferenciado, pois apresenta um espaço externo na planta, chamado de “garden” (“jardim”, em português), uma espécie de quintal. Localizado no térreo dos residenciais, ele oferece uma área privativa ao morador;
  • Cobertura: apresenta metragem maior que o apartamento padrão e oferece itens exclusivos ao morador. Localizada no último pavimento de um edifício, a cobertura pode ser duplex ou triplex. É considerada um imóvel de alto padrão, com espaço privativo composto por piscina, área gourmet e externa.

Apartamento padrão X apartamento médio padrão

São poucas as diferenças entre o apartamento popular e os imóveis de médio padrão. A classificação entre as duas modalidades pode ser confundida e abranger tanto uma, quanto a outra, como se existisse uma única especificação.

Geralmente, essas unidades variam entre 60 m² e 80 m², em que a divisão do espaço interno também é bem-estabelecida. A quantidade de dormitórios e suítes pode ser maior que o encontrado em um apartamento padrão comum, assim como o lavabo, que não é obrigatório, mas pode existir em determinados tipos de planta.

As vantagens do apartamento de médio padrão também são bem semelhantes ao modelo mais tradicional: valores compatíveis com o mercado, simplicidade nos cuidados básicos e usabilidade dos espaços.

Valores

Os preços desse tipo de imóvel variam de acordo com o metro quadrado e a região onde o apartamento padrão está situado. Por exemplo, na Zona Sul de São Paulo, uma das regiões mais caras da cidade, é possível encontrar um imóvel padrão por R$ 500 mil, em média.

Portanto, se você está em busca do imóvel ideal, considere diferentes bairros, comparando valores e infraestrutura local. Também observe a metragem, o estado, o acesso ao transporte e os serviços de conveniência nas proximidades.

Fique atento aos fatores que compõem a valorização do metro quadrado e considere-os quando estiver pesquisando um apartamento para viver ou investir. São três pilares que influenciam diretamente o valor do imóvel: área total, localização e estado de conservação/idade da propriedade.