O advento dos imóveis compactos é uma solução para otimizar espaços cada vez mais disputados nas grandes cidades, em especial por conta da alta demanda por empreendimentos verticais. O apartamento funcional faz parte desse novo cenário e tem gerado dúvidas.

Há uma tendência natural por parte das construtoras em priorizar a construção de imóveis compactos. A medida visa ampliar a disponibilidade de propriedades por um preço mais competitivo no mercado, mas sem a perda de conforto. 

Os apartamentos funcionais são uma realidade que deve perdurar por muitos anos, principalmente em cidades grandes. Por isso, conhecer as características e saber planejar um imóvel de maneira otimizada é fundamental. Confira o texto a seguir e saiba mais.

O que é um apartamento funcional?

A principal finalidade de um apartamento funcional é o aproveitamento de todos os espaços de um imóvel, mesmo ele sendo compacto. Dessa forma, é considerada funcional toda área pequena devidamente projetada para favorecer o ambiente. 

A otimização de espaço é a principal característica de um imóvel funcional, o que demanda projetos de móveis sob medida, espelhos amplos e outros recursos utilizados como ferramentas de ampliação do espaço. Os “truques” são empregados visando a uma maior comodidade mesmo em residências compactas.

Além de detalhes que fazem a diferença para a disposição do apartamento, outra particularidade desse tipo de imóvel é a divisão dos cômodos, pensada de maneira estratégica para integrar os ambientes. Quando não há nenhuma divisão, existem elementos agregadores, como cozinha e sala que conversam entre si.

Por que otimizar um apartamento pequeno?

Um bom aproveitamento de espaço não é um recurso útil apenas em residências pequenas, mas se torna essencial para otimizar esse tipo de propriedade. Residir em um imóvel compacto exige dos moradores um planejamento antecipado em prol de praticidade e conforto.

O mercado de decoração de interiores e projetos arquitetônicos segue a tendência de criar ferramentas com esse fim. A chamada decoração funcional é pensada para dar um efeito de amplitude a cada cômodo, além de propiciar mais luminosidade mesmo para ambientes sem janelas, por exemplo.

A otimização de espaços em um apartamento funcional não só valoriza o imóvel, como também facilita a rotina do morador. Apesar de os projetos de móveis para casa pequena demandarem um valor de investimento, no longo prazo acabam sendo a melhor escolha para quem deseja ter uma propriedade sempre valorizada.

Um imóvel compacto bem planejado favorece, inclusive, uma maior qualidade de vida, já que proporciona mais tempo no dia a dia, menos estresse com manutenção e maior durabilidade dos móveis e das estruturas.

Como decorar um apartamento funcional?

Toda residência pode ser transformada em um espaço funcional, desde que siga algumas características em comum desse modelo de projeto. Kitnets, studios, lofts, flats… É possível criar uma sensação de amplitude com alguns truques, independentemente do tipo de apartamento.

A pequena metragem de um imóvel pode ser mais bem aproveitada com a fabricação de móveis sob medida, que se adaptam a qualquer formato de propriedade. Além disso, nenhum espaço da residência fica de fora do projeto, sendo possível até mesmo encontrar áreas para lavanderias, jardins internos e sacada otimizada.

Se você já mora em um espaço pequeno e deseja fazer certas modificações para melhorar a rotina, há recursos simples e baratos que podem ser utilizados na decoração do apartamento:

  • invista em tons neutros em paredes e móveis;
  • aproveite os espaços vazios das paredes para instalar prateleiras; 
  • faça a integração de ambientes como sala e cozinha;
  • utilize apenas o essencial – menos é mais;
  • abuse de espelhos para dar sensação de amplitude;
  • opte por portas deslizantes em móveis e divisórias;
  • se possível, faça uso das áreas compartilhadas do prédio.