Análise financeira familiar - Composição de Renda

“Eu e meu namorado acabamos de nos formar e pretendemos comprar um imóvel juntos. Gostaria de saber como funciona a composição de renda e se precisamos estar casados ou em regime de união estável para conseguirmos comprar um apartamento juntos” - Ana Carolina Caire – São Paulo – SP

Melhortaxa - Ana, quando a renda individual não é suficiente para a solicitação de empréstimo imobiliário, os bancos recusam a concessão de crédito assim que os documentos do solicitante são submetidos à análise. Para evitar esse tipo de entrave, é comum que se recorra à composição de renda.

O processo se dá por meio da apresentação de uma série de documentos dos envolvidos na solicitação do financiamento para comprovar a renda pessoal, como extratos bancários de Pessoa Física (dos últimos 3 meses), declaração do Imposto de Renda e contrato de prestação de serviço para empregados; registro de autônomo, caso não trabalhe com CLT; e, caso seja assalariado, os três últimos holerites.

Quanto à necessidade de se estar casado, não é preciso que os participantes da composição de renda estejam em matrimônio ou regime de união estável. É perfeitamente possível que um casal de namorados consiga financiamento imobiliário, sem comprovação legal de vínculo.

Possui outras dúvidas sobre a aquisição de um imóvel ou a contratação de crédito imobiliário? Fale com a Melhortaxa!

 

Inscreva-se na nossa Newsletter 

Insira seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as novidades do mercado imobiliário.

Compartilhe
Veja Também