A Caixa não aprovou meu financiamento e agora?”. Esta é a dúvida de vários brasileiros que já tentaram contratar esse serviço, seja o Minha Casa, Minha Vida ou a Habitação.

O programa Minha Casa, Minha Vida é voltado para pessoas com renda familiar de até R$ 4 mil, e são muitos os que se encaixam nesse requisito e tentam solicitar para realizar o sonho da casa própria.

Por isso, quando há a recusa pela Caixa Econômica Federal, fica a dúvida de como continuar. Por acaso, você se encaixa nesse perfil? Então, leia o conteúdo abaixo e entenda o que fazer.

O que pode dificultar a aprovação?

Antes de passar para o que fazer se a Caixa não aprovou o financiamento, vamos entender o que pode dificultar ter a sua casa própria. Para isso, a Melhortaxa separou, os principais fatores, que levam a recusa. Confira abaixo.

Nome cadastrado no SPC ou Serasa

Um dos principais problemas que levam à recusa é o nome negativado. Quando uma pessoa faz a solicitação de qualquer tipo de empréstimo, incluindo o financiamento, ela passa por uma análise.

É por meio dessa verificação que as instituições financeiras encontram dívidas atreladas ao nome tanto no Serasa como no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que podem dificultar a aprovação de financiamento da Caixa Econômica

Problemas com a Receita Federal e com o INSS

Além do “nome sujo”, problemas com a Receita Federal e o INSS também podem levar a pessoa a ser recusada no financiamento da Caixa. Atraso na declaração de Imposto de Renda (IR) e dívidas de pagamento do Seguro Social são exemplos que resultam na não aprovação.

Seja na Caixa ou em qualquer instituição financeira, esse tipo de débito gera desconfiança da capacidade da pessoa de pagar todas as parcelas geradas pelo financiamento.

Nome no CCF

Já ouviu falar do Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo? Mais conhecido como CCF, ele registra os nomes das pessoas que já emitiram cheque sem fundo e ainda não quitaram a dívida.

Esse cadastro fica disponível no Banco Central para todas as corretoras terem acesso, justamente evitando a concessão de empréstimos. Para resolver esse tipo de problema, o mais indicado é negociar e quitar o débito com a empresa ou pessoa para a qual entregou o cheque.

Após a amortização da dívida, solicite a exclusão do seu nome do CCF na agência bancária da qual provém o talão. Só assim você conseguirá solucionar esse empecilho e obter a pré-aprovação do financiamento Caixa.

“Fui recusado e agora?”

Apesar do pensamento popular de que, quando o financiamento não é aprovado, basta solicitar de novo, não é bem assim. Caso você tenha passado por todo o processo — desde procurar por um imóvel e entregar os seus documentos —, o seu nome fica proibido de pedir outro financiamento durante seis meses.

Esta é uma prática que se aplica à maioria das agências de crédito e que acaba se tornando um dos critérios de impedimento interno. Então, se for recusado e não souber o que causou esse problema, fique atento ao prazo mínimo para tentar novamente.

Aproveite para revisar todos os fatores, que podem atrapalhar a solicitação, que citamos acima. Agora, se esse dinheiro é para algo mais urgente e imediato, antes de tentar contratar esse serviço, saiba como ampliar suas chances.

Procure ampliar suas chances de aprovação

Como você viu, existem diversos fatores que podem levar a Caixa a recusar o financiamento. Por isso, antes de começar a sonhar e sair em busca de um imóvel, veja como está a situação do seu nome.

Se há pendências, como dívidas no SPC, tenha a certeza de amortizá-las antes, para, assim, não ficar preso no período mínimo de seis meses para fazer outra operação de crédito.

Se ainda está com dúvidas, como “por que a Caixa não aprovou meu financiamento”, a Melhortaxa pode ajudar você. Nós somos uma fintech que desde 2013 busca ampliar o acesso à solicitação de crédito. 

Em nossa plataforma, ao se cadastrar e enviar seus documentos — totalmente on-line —, nossos especialistas vão analisar e encontrar as melhores ofertas do mercado.

Confira nossa assessoria gratuita para descobrir as taxas de juros que mais se encaixam no seu bolso. No site da Melhortaxa, você consegue fazer simulações e entender mais sobre seu orçamento. Acesse e confira!

LEAVE A REPLY

Coloque seu comentário
Please enter your name here