Aproveite o Carnaval para resolver algumas pendências, como pesquisar o imóvel dos seus sonhos. Se você tem pensado em comprar a casa própria, mas ainda não teve tempo de procurar plantões de venda, sites especializados ou até mesmo andar pela cidade para visitar os bairros que gostaria de morar, pode aproveitar esses dias de feriado para fazer isso.

Antes de começar sua busca, faça as contas. Nem sempre pagar à vista é a melhor opção. Num cenário de taxas de juros baixas, fazer um financiamento e aplicar o recurso financeiro em algum investimento pode ser uma boa alternativa. Você pode quitar a dívida em até 30 anos. Mas já tenha em mente o valor que pretende emprestar.

Certo disso, vista uma roupa leve, um calçado confortável e escolha alguns bairros para conhecer melhor. Mas vá preparado para verificar muito bem as condições do imóvel. Seja casa ou apartamento, os cuidados com o estado de conservação deve ser o mesmo.

Observe se há infiltração, vazamento, entupimentos, rachaduras nas paredes, rede elétrica deteriorada etc. Volte a visitar o imóvel depois de uma chuva forte, para averiguar esses itens. Isso tudo necessita de investimento para reforma, portanto pode elevar o valor do imóvel, dependendo do tamanho da obra a ser feita.

Procure saber exatamente o custo com taxas de condomínio e de Imposto Territorial Urbano (IPTU). Um prédio com poucos andares, por exemplo, tende a ter um condomínio alto, pois são poucos apartamentos para dividir as despesas. Cheque ainda se as taxas estão em dia.

A localização é um dos fatores mais importantes no momento de avaliar o imóvel. Precisa ser um local seguro, bem iluminado, cercado por centros de compras, próximo a parques, escolas, unidades de saúde, boa oferta de transporte público, fácil acesso a outros bairros, entre outros.

Pesquise na internet se onde está localizado o imóvel, e, proximidades, costuma ter enchente, em dias de chuvas fortes. Se deparar com alagamentos e trânsitos quilométricos será muito desagradável; talvez o preço do imóvel possa ter saído caro por causa desses desgastes.

Por isso, convém conversar com lojistas no entorno do imóvel e dos vizinhos para investigar a verdadeira condição do edifício, no caso da compra ser de um apartamento.

Com uma boa ideia sobre onde morar e quanto investir, você pode agilizar a sua compra, acessando o Melhortaxa, para contratar um financiamento mais adequado às suas necessidades. É um serviço gratuito, que pesquisa, analisa e apresenta para você as propostas mais interessantes para o seu caso. Ainda no Melhortaxa, na seção Entenda o Crédito, você encontra guias informativos sobre todo o processo de compra, além de dicas e notícias pontuais do seu interesse. Mas se você ainda continuar com dúvidas, contate a equipe do Melhortaxa, especialista no mercado imobiliário e pronta para lhe atender.