O crédito consignado é uma das linhas de empréstimo mais versáteis do mercado, já que oferece juros baixos e a possibilidade de aprovação mesmo para negativados. Mas o que muita gente não sabe é que ele possibilita ainda a oportunidade de renegociação da dívida. Você sabe o que é refinanciamento?

O refinanciamento de crédito consignado tem como objetivo recalcular a dívida com o banco e gerar um novo crédito. Ele é disponibilizado para clientes que já pagaram parte do débito. Em caso de aprovação, é possível conseguir taxas mais baixas para os juros, além de benefícios extras para o contrato.

Ficou interessado e quer saber mais a fundo o que é refinanciamento de empréstimo consignado? Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que é o refinanciamento de consignado?

Para entender o que é refinanciamento na prática, é preciso compreendê-lo no contexto do empréstimo consignado. Porém, o seu nome já diz tudo: também chamado de renovação, é uma forma de realinhar os prazos do contrato e realizar um novo aporte de crédito.

Ele pode ser utilizado de duas formas: por quem deve ao banco e deseja renegociar a dívida ou por aqueles que desejam obter mais crédito. Nesse caso, é necessário passar por uma nova análise feita pela instituição financeira.

E o que são encargos de refinanciamento? Como o cálculo da dívida é refeito, o banco aprova uma nova modalidade de crédito, o que pode afetar os juros e alterar o valor final. Então, é necessário ficar atento às regras de cada instituição para compreender se vale mesmo a pena refinanciar.

Refinanciamento x Portabilidade

É normal confundir o refinanciamento com a portabilidade, mas é preciso deixar claro que são situações diferentes. Você já sabe o que significa refinanciamento de empréstimo: seu objetivo é alterar os termos de um contrato já existente com o banco.

Enquanto isso, a funcionalidade da portabilidade de crédito é transferir o contrato de empréstimo para outra instituição. Isso acontece quando o cliente encontra condições melhores em outro banco e opta por migrar a dívida. 

Como funciona o refinanciamento de empréstimo consignado?

Agora que você já sabe o que é refinanciamento, é mais fácil entender como ele funciona na prática. Para isso, vamos utilizar um exemplo com dados: imagine que você tenha solicitado um crédito consignado de R$ 1 mil que poderá ser pago em até 24 vezes.

Passado um ano, isto é, metade do contrato, o seu saldo devedor ao banco será de R$ 500, certo? Nesse caso, caso haja necessidade de realizar um novo empréstimo, você pode utilizar a política de “bom pagador” para solicitar um novo montante. 

Já em caso de aperto financeiro, em momentos em que você não conseguir quitar as parcelas, é possível renegociar o montante restante e solicitar um novo cálculo para o banco. Uma maneira de afrouxar a dívida é aumentar o prazo para pagamento. 

Ou seja, no exemplo, o parcelamento poderia aumentar de 24 para 36 meses. Agora ficou fácil compreender o que é refinanciamento de empréstimo, não é mesmo?

Vale a pena refinanciar um empréstimo consignado?

Por fim, depois de analisarmos o que é refinanciamento de empréstimo consignado, resta a pergunta: vale a pena renegociar o consignado? Como há duas formas de você entrar em contato com o banco para se utilizar do empréstimo e alterar o contrato, é preciso, antes de mais nada, analisar o caso.

Quando os juros da negociação se tornam altos e o orçamento começa a ficar apertado, é recomendável compartilhar a situação com o banco. Em muitos casos, o próprio gerente oferecerá uma melhor proposta para que você não se prejudique financeiramente, afinal nenhuma instituição quer deixar de receber os pagamentos.

Como muitos empréstimos consignados só são aprovados para quem já possui uma relação sólida com o banco, torna-se mais fácil negociar novos termos. Para o refinanciamento fazer sentido, ele deve apresentar condições melhores que as atuais e nunca o contrário. 

Conheça outras formas de refinanciamento com a Melhortaxa

Agora que você já sabe o que é refinanciamento e como ele pode ser benéfico para o crédito consignado, que tal conhecer outras soluções parecidas? O refinanciamento imobiliário, por exemplo, utiliza um bem imóvel como garantia para você solicitar um empréstimo. 

Há também a opção de usar um veículo como garantia para facilitar a aprovação de uma linha de crédito. Quer saber mais sobre? A Melhortaxa pode te ajudar! Confira a nossa seção exclusiva de textos sobre refinanciamento e saiba tudo sobre as diferentes modalidades.