7 vantagens de refinanciar carro

Saiba por que esse crédito tende a se popularizar ainda mais

Nos momentos de aperto financeiro, é comum que as pessoas pensem em vender o automóvel ou outro bem para conseguir dinheiro. Porém, atualmente há alternativas mais seguras e vantajosas para essas situações, como refinanciar o carro.

Se você já sabe como funciona o refinanciamento de imóveis, então, entenderá com facilidade esse tipo de crédito. Caso ainda não conheça ou queira entender as particulares do refinanciamento de veículo, leia este post. Selecionamos as principais vantagens de refinanciar um carro!

?

1- Não perder o bem

No refinanciamento de carro, o proprietário não perde o bem, nem deixa de usá-lo. O que acontece é que o veículo fica em alienação fiduciária. Ou seja, o credor passa a ser um dos “donos” dele, embora essa posse seja indireta.

Caso o consumidor deixe de pagar as parcelas e não renegocie, aí sim o automóvel poderá ser perdido. Porém, isso só acontece em último caso, pois não é a melhor solução para o banco, que deverá cuidar da burocracia da venda.

2- Taxas baixas

Os empréstimos com garantia têm as menores taxas do mercado, exatamente por conta da segurança do pagamento. Ao refinanciar um carro, o indivíduo paga em média 1,7% ao mês.

Para efeito de comparação, o empréstimo pessoal nos bancos teve taxa média de 3,78% ao mês em dezembro de 2018. Apesar dos juros terem abaixado, eles continuam altos, chegando a mais de 55% ao ano. Já o cheque especial continua com as maiores taxas do mercado, atingindo 11,76% ao mês, de acordo com a Anefac.

3- Trocar dívidas

Por ter as menores taxas do mercado, o refinanciamento de veículo costuma ser usado para quitar as dívidas. Ou seja, o indivíduo toma o crédito do carro para paga de uma só vez o que deve. Assim, em vez de arcar com taxas, muitas vezes, altíssimas, ele paga bem menos com esse tipo de empréstimo.

Como se percebe, refinanciar um carro pode ajudar a sair dos juros altos e reorganizar as finanças. Por isso, a tendência é que esse tipo de empréstimo se torne cada vez mais comum.

4- Prazo de pagamento

Quando uma pessoa utiliza o cheque especial, que consiste em uma reserva de dinheiro pré-aprovada, ela não tem a opção de parcelar esse crédito. Nessa situação, o recomendado é depositar ou transferir o quanto antes a quantia do que se deve para evitar o acúmulo de juros.

No refinanciamento de carro, as condições são bem diferentes. Ao solicitar esse crédito, o cliente tem até 48 meses para fazer o pagamento. As parcelas são definidas já no momento da contratação.

Portanto, no empréstimo com veículo de garantia o indivíduo pode se organizar financeiramente e evitar surpresas com juros — como acontece no cheque especial. Além disso, os bancos só liberam o crédito após terem certeza de que o cliente poderá pagar as parcelas.

5- Crédito livre

Está pensando em terminar de pagar as dívidas e fazer uma pequena reforma? Com o crédito do refinanciamento é possível. Isso porque o montante liberado não é destinado automaticamente para quem você deve, mas sim para a sua conta. A partir de então, você tem toda a liberdade para usar o empréstimo da forma que quiser.

O valor refinanciamento pode ser de até 90% do preço do carro. Ele pode ser usado, por exemplo, para sair do vermelho, adiantar alguns pagamentos, investir em um curso ou até mesmo viajar. Então, aproveite para fazer o melhor uso do seu dinheiro.

6- Empréstimo para negativados

Quem está negativado tem bastante dificuldade de obter crédito e limpar o nome. Mas no refinanciamento de carro esse problema não acontece. Se a pessoa tiver um veículo para colocar em garantia, ela pode conseguir o montante de que precisa normalmente.

O processo do refinanciamento de veículos com nome sujo acontece de maneira similar ao procedimento comum. O cliente precisa apresentar uma série de documentos, incluindo comprovação de renda, para que possa ter o crédito liberado.

7- Procedimento simples

Por falar em procedimento, é importante destacar que ele ocorre de maneira simples — principalmente, se a solicitação for feita on-line. Primeiro, o cliente deve fazer uma simulação de crédito, para então poder escolher aquele que mais se adequa às necessidades.

Depois disso, a instituição irá solicitar uma série de documentos que precisam ser apresentados o quanto antes. Assim que a instituição aprová-los, o veículo deverá passar por uma análise para assegurar o valor dele. A partir de então, o dinheiro poderá ser transferido para a conta do cliente.

Conclusão

O refinanciamento de veículo é um dos melhores tipos de empréstimo da atualidade. Por ter um bem de garantia, ele possui taxas baixas, o que ajuda quem deseja trocar de dívidas ou precisa dar um gás no orçamento.

Na Melhortaxa, você pode refinanciar o carro ou imóvel com muito mais facilidade e economia. Utilize o nosso simulador e solicite já o seu refinanciamento!

Veja Também