7 perguntas comuns sobre refinanciamento de carro

Durante a contratação do refinanciamento de carro, algumas dúvidas costumam surgir com questões envolvendo uma série de fatores

Trocar sua dívida por uma mais barata tem sido a melhor opção para quem deseja obter melhores condições de pagamento a juros mais baixos. Por esse motivo, fazer um refinanciamento de carro só irá trazer benefícios ao seu bolso.

Contudo, ao contratar esse serviço, é normal algumas dúvidas surgirem a respeito do prazo de pagamento, os juros cobrados no mês, dentre outras. Confira neste texto mais informações sobre como funciona o refinanciamento de veículos com as menores taxas do mercado!

?

1- Quem pode solicitar o refinanciamento automotivo?

Normalmente, as pessoas interessadas em contratar um crédito com veículo em garantia precisam atender a alguns requisitos básicos, como:

  • possuir idade superior a 18 anos;
  • comprovar renda mensal suficiente para arcar com o pagamento de todas as parcelas;
  • ter algum veículo registrado em seu nome ou de algum parente próximo, como pais, irmãos e avós,
  • dependendo da instituição contratada, é preciso ter o nome limpo e sem nenhuma dívida em atraso.

2- Documentação exigida durante a contratação

Todos os veículos a serem usados como garantia em um refinanciamento precisam ter toda a papelada em dia no DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Além disso, são solicitados alguns documentos pessoais importantes como:

  • RG;
  • CPF;
  • DUT (Documento Único de Transferência do veículo),
  • CRV (Certificado de Registro de Veículo).

No caso de pessoas jurídicas, alguns documentos extras podem ser solicitados do cliente pela instituição financeira contratada, tais como:

  • razão social e CNPJ;
  • análise financeira da sua empresa para fazer um balanço do caixa,
  • licença comercial da empresa registrada em seu nome.

3- Quais são as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras?

Os juros do refinanciamento de veículo costumam ser, em média, 1,7% a.m ou aproximadamente 20% a.a. Se comparado aos empréstimos pessoais, cujas taxas são altíssimas, esta é uma das principais vantagens de contratar esse tipo de crédito.

4- Quanto de crédito posso obter refinanciando meu veículo?

No refinanciamento de carro, é possível obter um crédito de 90% do valor total do bem usado como garantia. Por exemplo: caso o automóvel seja avaliado em R$ 40 mil, o saldo disponibilizado na sua conta sob juros poderá ser de até R$ 36 mil.

5- Qual é o prazo de pagamento de toda a dívida?

O limite de prazo para quitar todas as parcelas do refinanciamento é de 48 meses (4 anos).

6- Quais são as condições para poder refinanciar um carro?

Algumas instituições financeiras exigem que o automóvel a ser usado no refinanciamento de veículos tenha no máximo dez anos de fabricação. No caso, só poderão ser usados como garantia, os veículos fabricados a partir de 2009.

Outro ponto importante diz respeito a dívidas ou acidentes envolvendo os veículos. Normalmente, os bancos não aceitam o refinanciamento caso o carro tenha sofrido alguma batida ou esteja com dívidas de licenciamento e IPVA em atraso.

Veículos com multa podem ser refinanciados?

Os bancos podem até aceitar refinanciar um carro com dívidas em atraso, porém isso acaba sendo uma desvantagem. Isso porque, o cliente pode obter condições menos facilitadas de pagamento e os custos para efetuar a operação acabam ficando mais elevados.

Por esses motivos, uma dica é solicitar o refinanciamento com todas as dívidas do veículo já quitadas, principalmente o IPVA. Caso esse imposto não seja pago, você corre o risco de ser inscrito na Dívida Ativa do governo federal e ter ainda mais dificuldades durante a contratação do crédito.

O carro precisa estar totalmente pago?

Muitas instituições exigem que o veículo esteja totalmente quitado, independentemente se você o adquiriu por financiamento ou não. Contudo, em algumas situações é exigido apenas o pagamento de 50% do preço total do bem no momento de contratação do crédito.

Cabe lembrar que não é possível contratar um refinanciamento caso o automóvel esteja alienado em duas ou mais instituições financeiras.

7- Quais as etapas de contratação de um refinanciamento?

Assim como em qualquer contratação de crédito, ao solicitar o refinanciamento com as menores taxas de juros do mercado, é preciso seguir alguns passos. Confira:

  • se cadastrar no site da Melhortaxa e cadastrar todas as informações necessárias para poder simular um refinanciamento. A partir daí, nossa equipe especializada entrará em contato com você, oferecendo total assistência, de forma 100% gratuita;
  • a partir daí, a Melhortaxa irá verificar quais instituições possuem os juros de refinanciamento mais favoráveis de acordo com seu perfil. Com isso, essas informações são mostradas ao cliente capaz de analisar qual é a mais vantajosa;
  • escolhida a instituição, será feita uma análise do seu perfil e da sua renda mensal para verificar o quanto de crédito poderá lhe ser concedido;
  • o quarto passo é a análise jurídica e a vistoria do automóvel pela instituição financeira,
  • por fim, os contratos são assinados e, após o registro em cartório, o montante solicitado estará disponível em sua conta corrente.

Buscando um refinanciamento de carro com os menores juros do mercado? Cadastre-se já no site da Melhortaxa e receba todo o auxílio necessário em todas as etapas de contratação do crédito.

Veja Também