O mercado imobiliário está aquecido depois do período mais grave da pandemia. Mais pessoas adotaram o home office de forma definitiva, o que significa que passam mais tempo em casa. É hora de aproveitar essa oportunidade de trabalhar com imóveis, então que tal ser corretor imobiliário iniciante?
Mas saiba que atuar no mundo dos imóveis requer estudo e treinamento especializado. Além disso, para ser corretor imobiliário é necessário ter registro no órgão de classe, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Vamos ver neste post como se tornar um e dicas para ter sucesso.
O que faz um corretor?
A função principal de um corretor é fazer a intermediação no processo de alugar ou vender imóveis. É o responsável por verificar a documentação, como escritura e matrícula, e se há dívidas, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outras taxas. O corretor também coloca o imóvel à venda e acompanha potenciais compradores em visitas.
Mas o campo de atuação do corretor imobiliário iniciante ou com experiência vai além disso. Ele pode trabalhar na administração da corretora, na prospecção de imóveis (descobrir novas oportunidades de negócios) e na avaliação. Uma vez na área, pode escolher a parte com que mais se identifica e se especializar.
Como se tornar um corretor?
Quem vê os profissionais trabalhando se pergunta como se tornar um corretor de imóveis. Primeiro, é necessário ter mais de 18 anos de idade e o ensino médio completo. Depois, o futuro profissional precisa passar por uma formação específica; são dois cursos diferentes.
Um deles é o Técnico em Transações Imobiliárias, que dura entre quatro meses e um ano e capacita o aluno em compra e venda de imóveis. O outro é a graduação tecnológica em Negócios Imobiliários ou Gestão Imobiliária, com até três anos de duração e uma formação mais aprofundada.
Uma vez com esses cursos concluídos (não precisa fazer os dois, necessariamente), o profissional deve requerer o registro no Creci. São necessários documentos como identidade, comprovante de residência, de conclusão do ensino médio e do curso técnico ou superior na área.
Como ser um corretor de sucesso
O corretor tem um mundo para desbravar. Vamos ver logo abaixo 7 dicas para o corretor iniciante ter sucesso nas vendas, conquistar credibilidade no mercado e se tornar uma referência na área.
1. Escolha um nicho
O corretor pode trabalhar com vendas de imóveis residenciais, comerciais, de veraneio, galpões, fazendas ou terrenos. Ao escolher um deles, você pode se dedicar aos detalhes desse ramo, o que facilita muito na hora de prospectar clientes, tirar as suas dúvidas e realizar as vendas.
2. Entenda as pessoas
Um corretor imobiliário iniciante deve prestar muita atenção à reação dos potenciais compradores. Veja quais são as necessidades, para poder oferecer imóveis dentro do que eles procuram. Além disso, observe como reagem na hora da visita; isso mostra muito se aquele imóvel atende às expectativas.
3. Veja o que o cliente quer
Na corretagem, você vai lidar com pessoas que procuram alugar, vender ou comprar imóveis. Busque entender os objetivos de cada cliente. Se a ideia é comprar, por exemplo, o que é melhor: apartamento ou terreno? Ou qual é o bairro mais adequado? As respostas ajudarão o cliente e você a encontrarem a melhor solução.
4. Negociação é fundamental
O corretor imobiliário iniciante precisa se acostumar com a habilidade de negociação. Como será o responsável pela intermediação, precisa ter muito clara a faixa de valores dentro da qual pode negociar. Com isso em mente, ele oferece o valor para compra ou venda e pode ajudar na tomada de decisão.
5. Faça follow-up
Follow-up é o processo de retornar o contato com o cliente sobre possíveis compradores ou vendedores de imóveis. É também uma das partes mais importantes. Assim, sempre o avise quando tiver novidades, para que o cliente saiba o andamento do processo.
6. Planeje a sua semana
Ter organização é fundamental para não se perder em meio às tarefas do dia a dia. Então, o corretor imobiliário iniciante deve se acostumar a definir dias para prospectar clientes, ver documentação de imóveis e atender possíveis compradores. Isso conta muito para quem o contrata e para quem procura oportunidades.
7. Mantenha-se atualizado
O mundo da corretagem sempre tem novidades, por isso não deixe os estudos de lado. Acompanhe seminários, encontros, congressos e debates. Fique por dentro das alterações na legislação. Assim, você não é pego de surpresa com algum fato novo no mercado imobiliário.
Portal do Corretor da Melhortaxa
O Portal do Corretor é uma parceria que a Melhortaxa faz com corretores, incorporadoras, imobiliárias ou assessorias. O corretor entra com a parte de contato com o cliente e a Melhortaxa, com as instituições de financiamento, refinanciamento ou portabilidade imobiliária.
Desse modo, o cliente coloca seu dossiê na plataforma, e o corretor pode acompanhar tudo em tempo real. Uma vez que o registro esteja concluído e a Melhortaxa receba a remuneração das instituições parceiras, o corretor recebe 20% da receita líquida de impostos. É uma oportunidade de oferecer um serviço completo!
Conheça mais sobre o mercado imobiliário na Melhortaxa!
Se você é corretor imobiliário iniciante ou quer se tornar um, é fundamental conhecer mais sobre esse mundo. Acompanhe o site da Melhortaxa para ficar por dentro de legislação, termos técnicos, impostos e novidades do mercado. Assim, você será um profissional ainda mais completo!