A solicitação de empréstimo para empresa é muito comum quando a companhia se encontra com dívidas que são maiores que seus rendimentos. Mas a principal dúvida surge no momento de escolher o tipo de crédito mais adequado para solucionar o problema, ou seja, o que oferece menores taxas de juros.

A Melhortaxa separou 6 dicas para pedir o melhor tipo de empréstimo com juros baixo para seu negócio, tanto para as pequenas empresas quanto as maiores. Confira o conteúdo a seguir e descubra a melhor maneira de solucionar seu problema. 

Faça uma análise do saldo devedor

Antes de buscar pelo melhor empréstimo empresarial, é importante fazer um levantamento das dívidas totais da empresa. Assim, será possível saber se será mais indicada a solicitação de um crédito para tirar a companhia do vermelho ou se será necessário pedir um empréstimo para empresa negativada.

Nesses momentos, é importante ter um planejamento financeiro empresarial detalhado e atualizado. Assim, será mais fácil identificar as possibilidades de conseguir recursos que possam ir além do empréstimo para empresas. 

Defina qual melhor modalidade de crédito

Existem diferentes tipos de crédito empresarial cedidos pelas principais instituições financeiras brasileiras. Entre eles, os mais comuns são os empréstimos pessoais e os com imóvel de garantia, também chamados de refinanciamento — considerado o mais vantajoso na maioria das ocasiões.

Nele, o credor oferece uma propriedade que esteja em seu nome como garantia de empréstimo e consegue obter até 60% do seu valor. Além disso, com o refinanciamento, você terá até 240 meses (20 anos) para quitar sua dívida e, consequentemente, o valor de cada parcela será relativamente menor.

Evite empréstimos envolvendo microcrédito

Um dos empréstimos para microempresas mais procurado é o microcrédito, que é feito em parceria com órgãos federais. No Brasil, o valor concedido por esse tipo de crédito varia entre R$ 100 e 15 mil segundo a Abcred (Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças).

No entanto, suas taxas de juros mensais de 4% e seu prazo de, no máximo, quatro anos são duas grandes desvantagens desse empréstimo para empresa em relação ao refinanciamento. Ainda, o limite de valor oferecido é relativamente menor ao imóvel de garantia.

Mantenha um planejamento financeiro

O crédito com garantia de imóvel, muitas vezes, é solicitado por pequenos empreendedores que deixam parcialmente de lado o planejamento financeiro empresarial. Por esse motivo, controlar toda a entrada e a saída de capital do seu negócio e saber a até quantos funcionários você consegue pagar são algumas das dicas para não ficar no prejuízo.

Essa dica também é válida para quem já conseguiu o crédito e não sabe administrar qual quantia deve ser destinada ao pagamento de cada prestação. Dessa forma, será mais fácil controlar o montante obtido e evitar gastá-lo com itens superficiais ou desnecessários.

Separe todos os documentos necessários para o processo

Ao dar entrada no empréstimo para pessoa jurídica por meio do refinanciamento, é preciso separar alguns documentos fundamentais para dar continuidade no processo:

  • RG e CPF;
  • Comprovantes de renda e de residência;
  • Certidão de casamento ou de nascimento;
  • Documentação e registro da propriedade atualizados e legalizados;
  • Seis últimos extratos bancários;
  • Contrato social ou documento equivalente;
  • Declaração de Imposto de Renda tanto da pessoa física quanto da jurídica,
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses assinada previamente por um contador.

Solicite o melhor crédito

Para solicitar o melhor tipo de empréstimo para empresa, conte com a ajuda da Melhortaxa! Com nossa equipe especializada, você receberá todo o suporte necessário de forma gratuita até o momento de assinar o contrato com alguma instituição. Vale lembrar que tudo isso pode ser feito sem sair de casa. 

Cadastre-se em nosso site e tenha acesso a diversas propostas de instituições financeiras que oferecerão as melhores taxas de juros do mercado, de acordo com o seu perfil e necessidade. Aproveite e faça uma simulação de crédito conosco!