Refinanciar um veículo pode ser uma alternativa para quem está sem dinheiro ou deseja realizar algum sonho. Diferentemente de outras modalidades de empréstimo, como o crédito pessoal, por exemplo, o refinanciamento possui taxas mais baixas, o que possibilita uma economia a longo prazo.

Isso acontece pois, para realizar transações como o refinanciamento de veículo, por exemplo, é necessário entregar um bem como garantia para a instituição financeira. Como a pessoa não quer perder esse item e se esforça para pagar em dia, a chance de inadimplência diminui, afetando o regime de cobrança de juros estipulado pelo banco. 

Se você tem dúvidas de como o processo funciona e se pergunta “devo refinanciar meu veículo?”, esclareça essa e outras questões no blog da Melhortaxa! 

Principais características do refinanciamento de veículo

Uma das principais vantagens de refinanciar o carro é a forma como o dinheiro pode ser utilizado. Diferentemente de outras formas de crédito pessoal, no caso dos refinanciamentos, a quantia fica livre para o pagamento de dívidas em atraso, e também pode ser usado para investir, dar festas, viajar ou qualquer outro plano. 

Outra diferença entre o refinanciamento e outros tipos de crédito é que o bem tem sua propriedade temporariamente transferida para a instituição financeira por meio da alienação fiduciária. Dessa forma, ele passa a ser de propriedade do banco, que o devolverá para o solicitante do empréstimo ao final da transação. 

Apesar disso, o cliente pode continuar utilizando o bem normalmente, seja ele um imóvel ou um veículo. De qualquer forma, ao refinanciar um veículo deve-se saber que ele pode ser tomado definitivamente pelo banco, caso haja inadimplência e nenhuma negociação com o credor seja feita. 

Outra característica é o valor que pode ser levantado ao refinanciar um veículo. É possível que até 90% do preço do carro seja emprestado para o solicitante. No entanto, esse valor pode variar conforme a instituição financeira que for realizar o empréstimo. 

Se ainda assim você está pensando “devo refinanciar meu carro?”, pondere que o refinanciamento é um dos produtos financeiros com melhor custo-benefício do mercado, assim como o empréstimo com garantia de imóvel. 

Essa é uma das melhores formas de conseguir dinheiro, independentemente de sua finalidade. Confira abaixo os principais documentos exigidos para refinanciar um veículo e o processo para solicitar esse empréstimo. 

Documentos para refinanciar um veículo

Se você se interessou por essa opção econômica e menos burocrática, confira abaixo quais são os principais documentos e condições para que você refinancie o seu veículo de forma rápida e segura.  

  • Ter mais de 18 anos e possuir um veículo próprio;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • RG e CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Comprovante de renda,
  • Comprovante de residência.

Depois da apresentação dos documentos, a instituição vai fazer a análise da situação financeira do cliente. Nessa etapa, é avaliado se ele tem condições de pagar o empréstimo, que não deve comprometer mais de 30% de sua renda mensal.

Há ainda a análise jurídica do veículo, que passa por uma vistoria para verificar se está em perfeitas condições de uso e qual é o seu valor de mercado. Depois, o contrato pode ser assinado pelas partes, e o dinheiro é encaminhado para o cliente.

Caso você ainda esteja pagando pelo veículo e queira refinanciá-lo, as regras podem variar conforme a instituição financeira que lhe concedeu o crédito pela primeira vez. Vale confirmar com o banco quais são as condições para que você possa refinanciar um veículo não quitado

Refinanciamento de imóveis é com a Melhortaxa!

Se você precisa de uma quantia que ultrapasse o preço de um carro, e refinanciar um veículo parece não ser a melhor opção, conheça o refinanciamento imobiliário! De forma semelhante ao refinanciamento de carros, o de imóveis pode ser mais adequado para os seus planos! 

Na Melhortaxa, você pode solicitar o refinanciamento mais adequado com as melhores condições e taxas do mercado, tudo isso sem sair de casa! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e simule já um refinanciamento!