Como os juros para refinanciar veículo são calculados?

Entenda melhor como funciona um dos créditos mais baratos do mercado

Refinanciar o veículo pode ser uma alternativa para quem está sem dinheiro ou deseja realizar algum plano. Diferentemente de outras modalidades, como o empréstimo pessoal, o refinanciamento tem taxas baixas que cabem no bolso. Os custos mais baixos se devem ao fato de haver uma garantia. Por isso, os bancos podem cobrar menos dos clientes, já que os riscos de inadimplência são bem menores. Entenda melhor esse tema e como a taxa de refinanciamento de veículos é cobrada!

?

Taxas mais baixas

Quando comparado aos outros produtos, o empréstimo com garantia de veículo tem uma das taxas mais baratas do mercado. Em função disso, há quem prefira refinanciar o carro para pagar dívidas mais caras. Isso significa trocar os juros mais caros pelos mais baixos, o que na prática gera economia.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) de setembro, a taxa de juros média que as pessoas físicas pagam por mês é de 6,91%. Há cinco anos, os juros anuais, que agora são de 122,96%, não passavam de 87,97%.

Por outro lado, os juros do refinanciamento se mantém baixos. Atualmente, eles são de 1,7% ao mês, muito abaixo da média de 6,91%.

Como garantir a economia

Além de avaliar os juros cobrados por mês, é importante que o consumidor leve em consideração o Custo Efetivo Total (CET), o que inclui todos os juros e encargos cobrados pelas instituições. Em cada banco o CET é diferente, ainda que o produto e o prazo para pagamento seja o mesmo.

Para isso, é necessário pesquisar e simular as condições oferecidas. Na Melhortaxa, você pode fazer essa busca facilmente. Nós disponibilizamos um formulário em que o cliente pode preencher com as condições que julga mais adequadas, como o prazo. Depois, é só aguardar o envio das propostas ser feito por e-mail.

Valor disponibilizado

No empréstimo com garantia de veículo, o solicitante pode solicitar até 90% do preço do veículo. Esse valor é definido pelo mercado nacional de automóveis.

O dinheiro disponibilizado pode ser utilizado como o cliente desejar. Portanto, é um montante livre, ideal para pagar dívidas em atraso que tem juros mais caros, aplicar nos negócios, fazer uma festa de casamento, viajar em um intercâmbio ou qualquer outro plano.

Como funciona o refinanciamento de veículo

No refinanciamento de veículo, o bem é colocado em alienação fiduciária, isto é, passa a estar atrelado ao banco. Apesar disso, o cliente pode utilizá-lo normalmente. O automóvel só corre risco de ser perdido, caso haja inadimplência e não seja feito outra negociação com o credor.

Para solicitar esse tipo de empréstimo é necessário ter mais de 18 anos, um veículo no próprio nome e apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH); RG e CPF;
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Comprovante de renda,
  • Comprovante de residência.

Depois da apresentação dos documentos, a instituição irá fazer a análise da situação financeira do cliente. Nessa etapa, é avaliado se o solicitante tem condições de pagar o empréstimo. Vale notar que o refinanciamento, assim como outros produtos financeiros, não pode comprometer o orçamento doméstico.

Há ainda a fase de análise jurídica e do veículo. Nesse momento, o automóvel passa por uma vistoria para verificar se ele está em perfeitas condições de uso. Também é analisado o quanto esse bem vale. Depois de tudo isso, o contrato pode ser assinado pelas partes e o dinheiro ser encaminhado para o cliente.

Custo-benefício e praticidade

O refinanciamento de veículo é um dos produtos financeiros com melhor custo-benefício do mercado, assim como o empréstimo com garantia de imóvel. Com taxas baixas, o crédito pode ser usado para diversas finalidades e ser solicitado sem qualquer burocracia.

Na Melhortaxa, isso pode ser feito de maneira ainda mais prática. Sem sair de casa, você pode solicitar o refinanciamento do seu carro e em poucos dias ter o dinheiro disponível na sua conta.

Não perca mais tempo! Contrate o refinanciamento, um dos créditos mais econômicos do mercado e utilize-o como quiser. Caso tenha alguma dúvida, você poderá tirar com a nossa equipe de especialistas. Simule já como refinanciar o veículo!

Veja Também