Entenda como funciona

1

Faça seu pedido

2

Receba propostas

3

Encontra a melhor solução

4

Receba o crédito

O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade bastante utilizada em vários países e que agora, ainda que timidamente, começa a ser utilizada pelos brasileiros que sonham em financiar seus projetos e metas, como a compra de um outro imóvel ou negociação de dívidas, por exemplo.

Também conhecido como alienação fiduciária, o empréstimo com garantia de imóvel possui taxas de juros bem menores que as demais linhas de crédito como o cheque especial ou outros tipos de empréstimo pessoal. Além disso, prazos amplos para pagamento e limite alto a ser levantado são outros atrativos dessa modalidade.

A Melhortaxa preparou este conteúdo exclusivo para você, que quer entender melhor como funciona o empréstimo com imóvel de garantia e fazer uma escolha acertada de financiamento para o seu perfil. Confira:

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Ele também é conhecido por crédito pessoal com garantia de imóvel, e é assim chamado justamente porque o garantidor do pagamento das parcelas é um imóvel, comercial ou residencial, que tenha seu registro no nome de quem assinará o contrato com a instituição financeira.

O empréstimo pessoal com garantia de imóvel não altera a titularidade do bem durante o período do empréstimo. Toda a operação tem seu registro em cartório e o proprietário do bem mantém seu nome como dono e pode usufruir do imóvel normalmente seja para morar, alugar ou empreender.

Apesar de o processo para a obtenção de empréstimo com garantia de imóvel ser mais demorado que as demais modalidades, as boas condições de pagamento e baixos juros fazem valer a pena considerá-lo.

Etapas do empréstimo com garantia de imóvel

As etapas para conseguir o crédito são as seguintes:

  • Solicitação do empréstimo: pode ser realizada pessoalmente ou on-line. Para os menos experientes, vale a pena fazer uma simulação de duração do empréstimo com garantia de imóvel para que se saiba exatamente o valor de cada parcela e o tempo de quitação;
  • Análise do empréstimo: as instituições financeiras, de acordo com suas políticas internas de aprovação, fazem uma avaliação da situação financeira do solicitante para verificar se ele tem condições de arcar com o valor pedido;
  • Avaliação do imóvel dado em garantia: ocorre a avaliação minuciosa do bem a ser dado em garantia e, também, uma validação jurídica das documentações do bem e do solicitante,
  • Fase contratual: com os itens anteriores cumpridos e validados, o contrato de formalização do empréstimo é liberado para assinatura, conhecida como Cédula de Crédito Bancário (CCB), registro em cartório de imóveis e, por fim, entregue ao banco.

Documentação necessária

Antes da solicitação junto à instituição financeira, é importante conferir se a documentação pessoal está válida e atualizada, para que não ocorram mais demoras em um processo que já é moroso, visto que, além da análise de crédito ainda tem a vistoria do imóvel. Os documentos necessários são:

  • CPF, CNH ou RG;
  • Certidão de Nascimento para quem é solteiro e Certidão de Casamento, se for casado. Para os casados que contam com o regime de Comunhão Total ou Universal de Bens, deve ser apresentada a Certidão de Registro de Pacto Antenupcial previamente anotada em cartório. Para divorciados ou viúvos, apresentar a Certidão de Casamento devidamente averbada sobre a situação atual do solicitante;
  • Comprovante de Residência;
  • Matrícula do Imóvel;
  • Declaração Negativa de Débitos de Condomínio,
  • Metragem do imóvel registrado no documento do IPTU.

Conheça a Melhortaxa e seus simuladores

Seja empréstimo para imóvel, financiamento imobiliário, empréstimo pessoal ou qualquer outra modalidade de crédito, é muito importante fazer uma prévia simulação dos prazos e valores de parcelas para uma contratação segura e previsível.

Acesse o site da Melhortaxa, preencha o formulário e compare as taxas das maiores instituições financeiras do país e escolha qual melhor atende a seu perfil, utilizando nossos simuladores exclusivos!

Refinancie agora mesmo