O crédito com garantia de imóvel é um tema que gera muitas dúvidas entre quem busca linhas de crédito. Também chamada de refinanciamento imobiliário, essa modalidade é uma saída rápida e menos burocrática para quem precisa de um empréstimo de valor mais elevado.

Nesses casos, é comum ter dúvidas relativas à perda do imóvel, uma vez que ele é dado como garantia de pagamento. Porém, o solicitante de uma alienação fiduciária tem garantias quanto a isso, assim como a instituição financeira, como forma de evitar prejuízos. 

Para você não ter dúvidas e ver os lados positivos dessa modalidade, o blog da Melhortaxa separou algumas razões que levam muitas pessoas a aderirem ao crédito com imóvel de garantia. Confira a lista para saber os principais diferenciais oferecidos!

Taxas de juros mais baixas

No refinanciamento de imóvel, a pessoa interessada adquire um empréstimo bancário ao alienar uma propriedade, ou seja, a instituição financeira em questão fica com o imóvel até a finalização do pagamento da dívida. Isso é diferente da hipoteca, em que o solicitante oferece como garantia do empréstimo um imóvel que só pertence à instituição em caso de inadimplência.

Por conta disso, as taxas tendem a ser mais baixas, porque as garantias de pagamentos são maiores e dependem do tipo de propriedade. Normalmente, os juros cobrados em um empréstimo com garantia de imóvel são mais baixos que os do cheque especial, por exemplo. 

Vale ressaltar que não é preciso ser proprietário de um imóvel para obter esse tipo de crédito. Apesar de ser a situação ideal, é possível alienar a propriedade de terceiros por meio da comprovação de vínculo entre ambas as partes e de uma autorização para a operação. Isso funciona como se o proprietário fosse um fiador para o empréstimo. 

Maior prazo de pagamento 

Mais uma vez, como a instituição financeira tem uma propriedade como garantia de pagamento, o solicitante de um refinanciamento imobiliário tem um tempo maior para o pagamento dessa linha de crédito.

Isso porque a intenção do banco não é tomar o bem, como em hipotecas, mas obter o valor acordado no crédito com garantia de imóvel. Em virtude disso, essa modalidade costuma dispor de até 240 meses (20 anos) para o pagamento, enquanto o empréstimo pessoal possui prazo de cinco anos.

Ainda assim, é importante lembrar que, quando não há quitação da dívida, a instituição financeira pode receber o valor restante ao leiloar a propriedade. Já em caso de pagamento completo, o mesmo imóvel pode ser colocado como garantia em futuras negociações, que devem acontecer uma de cada vez. 

mãos segurando casa de madeira e dinheiro

Maior crédito liberado

O crédito com garantia de imóvel financiado é a escolha ideal para quem precisa de um montante significativo e liberado com as melhores condições do mercado financeiro. Nessa modalidade, é possível obter até 60% do valor da propriedade a ser refinanciada. 

Para isso, as instituições costumam enviar pessoalmente um profissional para avaliar o imóvel dado como garantia. Assim, evita-se taxar erroneamente com valores padrões e passa-se a ter custos de negociação individuais, condizentes com cada propriedade, o que deixa o contrato mais claro para o solicitante. 

Liberação rápida do dinheiro

Fazer um crédito com garantia de imóvel traz uma certeza maior de que o montante solicitado será liberado mais rapidamente que nas demais modalidades. Assim que o banco aprovar a documentação do tomador e do imóvel, o dinheiro pode ser liberado em até 30 dias.

Inclusive, é uma das formas mais seguras de obter crédito pessoal de maneira rápida. Basta contar com uma instituição financeira regulamentada e confiável, com um histórico positivo. Para saber como escolher o melhor banco para solicitar o crédito, pesquise sobre a empresa, veja relatos de outros solicitantes e procure saber ao máximo sobre os prós e contras oferecidos. 

Uso livre do capital levantado

Outro motivo para solicitar o crédito com garantia de imóvel é a possibilidade de utilizá-lo para qualquer finalidade. Assim que o valor estiver na sua conta bancária, você poderá usufruí-lo da maneira que desejar. É diferente dos empréstimos para construção, por exemplo, designados unicamente para edificar o imóvel.

Muitas pessoas usam esse crédito para pagar dívidas com juros altos que aparentemente não possuem solução a curto prazo. Nesse tipo de situação, é possível adiantar o pagamento das prestações e encurtar o prazo combinado no contrato para quitar o empréstimo.

Apesar de não parecer possível, com um planejamento, fica mais fácil organizar os gastos e priorizar o empréstimo em menor tempo. Quanto mais rapidamente a quitação acontecer, menos preocupações com as despesas e maior controle financeiro há.

Tire suas dúvidas na Melhortaxa!

Agora que você conhece as vantagens de solicitar um crédito com garantia de imóvel e deseja contratar o serviço, procure uma instituição confiável para negociar. Com os conteúdos do blog da Melhortaxa, você tem dicas para facilitar essa tarefa e tirar possíveis dúvidas sobre o refinanciamento.

Caso prefira, também é possível fazer uma simulação de refinanciamento online. Com as ferramentas do nosso site e o time de especialistas, você se prepara para dar os próximos passos no empréstimo e se planejar financeiramente!